Goleada pró-Moro foi maior que unanimidade Goleada pró-Moro foi maior que unanimidade
O Antagonista

Goleada pró-Moro foi maior que unanimidade

avatar
Rodolfo Borges
4 minutos de leitura 10.04.2024 07:22 comentários
Análise

Goleada pró-Moro foi maior que unanimidade

O placar de 5 desembargadores eleitorais contra dois indicados de Lula escancarou aquilo que se sabe desde que Moro se candidatou: o mundo político não vai perdoá-lo

avatar
Rodolfo Borges
4 minutos de leitura 10.04.2024 07:22 comentários 10
Goleada pró-Moro foi maior que unanimidade
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) recusou na terça-feira, 9, a cassação do mandato de senador de Sergio Moro (União-PR, foto). O placar foi de 5 desembargadores eleitorais contra dois indicados de Lula, como resumiu Felipe Moura Brasil.

Apenas José Rodrigo Sade e Lucio Jacob Junior, ambos escolhidos pelo petista para participar do julgamento, acataram as alegações de PT e PL de que o ex-juiz da Lava Jato cometeu abuso de poder econômico por ter se apresentado como pré-candidato ao Palácio do Planalto e ao Senado por São Paulo antes de se eleger senador pelo Paraná.

O placar escancarou aquilo que se sabe desde que Moro se candidatou: o mundo político, e em especial os petistas, , que falam tanto em amor, não perdoaram — e provavelmente nunca vão perdoar — o ex-juiz pela Operação Lava Jato.

Acusação

Seus acusadores fingem outras motivações, mas, antes mesmo de o placar cristalizar a realidade, a razão essencial transparecia nas próprias acusações, como destacou o relator do caso, Luciano Carrasco Falavinha. Moro foi acusado até de caixa 2, algo que nem os indicados por Lula ousaram endossar ao votar pela cassação.

“Não pode aquele que impugna domicilio eleitoral de candidato – e sai vitorioso – depois impugnar candidatura por excesso em outro Estado. É comportamento contraditório que busca impedir candidato de participar da vida política”, diz Falavinha em um trecho de seu parecer.

Vida política

Essa é a punição planejada pelo mundo político a Moro e executada desde sua pré-campanha à Presidência: impedi-lo de participar da vida política. É o que ocorreu com o ex-deputado Deltan Dallagnol, que foi absolvido por unanimidade pelo mesmo TRE-PR, mas condenado, também por unanimidade, no Superior Tribunal Eleitoral (TSE). É onde o futuro de Moro também será decidido.

Além do cargo, há outro elemento que distingue os dois casos: o julgamento de Moro no TRE-PR foi transmitido. E o relator deixou bem claro, para quem quiser ver, que não há previsão legal para punir Moro, além de chamar atenção para quais serão as consequências para as próximas eleições de pesar a mão para punir o ex-juiz.

Ficou claro também, pelo voto de Sade, o que o TSE já havia indicado na cassação de Dallagnol: em um julgamento político, as provas e as leis não são exatamente o mais importante. O homem que o indicou para julgar a campanha do ex-juiz já contou que dizia o seguinte na cadeia quando alguém lhe perguntava se estava tudo bem: “Não tá tudo bem, só vai estar bem quando eu foder esse Moro”.

Vulgaridade castiça

Moro sabe de tudo isso e tenta como pode manter o cargo. Após o julgamento no TRE-PR, o senador disse que “há ainda um caminho pela frente”.

Sua audiência com Gilmar Mendes se tornou pública com requintes de crueldade. A sessão de humilhação privada ganhou os holofotes e a conversa foi reproduzida quase como se tivesse sido gravada, em toda sua vulgaridade castiça.

O ex-juiz já tinha estendido a mão aos carrascos durante a sabatina de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF). O mundo político tripudia e Lula faz seus cálculos. Não valeria mais a pena cassar Moro, diante do tamanho a que ele foi reduzido e dos possíveis impactos da jurisprudência para o futuro, como alertou Falavinha.

O risco

Há o risco, de fato, como ocorreu com Dallagnol, de uma punição desproporcional a Moro tornar ainda pior o sentimento da população, que, em sua maioria, encara a Lava Jato como algo bom para o país não por acaso, o Brasil caiu dez posições no Índice de Percepção da Corrupção de 2023, divulgado pela Transparência Internacional.

Dito tudo isso, será impossível dissociar uma futura cassação de Moro no TSE do processo de derrubada da Lava Jato, por mais que os responsáveis por fazê-lo tentem se esquivar da realidade.

Brasil

Ação de Casas Bahia sobe 32%

29.04.2024 18:48 3 minutos de leitura
Visualizar

Câmara de SP tem data de votação final para privatizar Sabesp

Visualizar

Homem "rapta" menina por meia hora em Pacaraima e é preso

Visualizar

As críticas de Caiado e Zema ao MST

Visualizar

Gata viaja por correio de Utah para califórnia e sobrevive

Visualizar

James Rodríguez volta ao São Paulo para clássico contra o Palmeiras

Visualizar

Tags relacionadas

Deltan Dallagnol Flávio Dino Gilmar Mendes José Rodrigo Sade Luciano Carrasco Falavinha Lula Operação Lava Jato Sergio Moro TRE-PR
< Notícia Anterior

Concurso em Itaituba: Mais de 1.500 vagas abertas na gestão municipal

10.04.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Cinco Minutos: Efeito Musk acirra embate entre os três Poderes

10.04.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Rodolfo Borges

Rodolfo Borges é jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou em veículos como Correio Braziliense, Istoé Dinheiro, portal R7 e El País Brasil.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO

2024-04-12 17:39:04

A atual composição do STF é quase que totalmente composta de políticos, políticos que usam toga, por conseguinte isto se reflete no TSE. O mandato vitalício dessas pessoas deveria ser uma segurança contra ingerências políticas no tribunal, mas a fidelidade canina de alguns à aquele que o nomeou é incrível. A metamorfose mais assombrosa foi a de Gilmar Mendes (o que terá acontecido?), odiado pela petralhada durante os primeiros mandatos de Lula, passou ao status de semi-deus. A dívida de Lula para com este homem é impagável. Já no caso de Toffoli é a dívida dele para com Lula que é impagável. Formado ainda com 23 anos, desde o início foi advogado ligado à CUT e ao PT. Reprovado em dois concursos para juiz, foi indicado por Lula ao STF aos 40 anos. Cadê o notório saber jurídico?


Paulo Pires

2024-04-10 13:04:42

#forçamoro #tchauqueridasbolsopetistas


Eduardo

2024-04-10 11:49:46

5X2 foi o resultado no Brasil real. Agora teremos o resultado de nossa Versailles...


Marcelo Augusto Monteiro Ferraz

2024-04-10 11:37:04

O voto dos dois indicados é apenas mais um retrato dos efeitos nefastos dessa polarização que tanto atraso tem acarretado ao país.


Paulo Pinto

2024-04-10 10:23:50

As pessoas de bem reconhecem Moro como o herói da lava jato.


Maglu Oliveira

2024-04-10 10:16:32

Marian, a visibilidade mundial é pouco afetada, só mesmo os insiders tomam conhecimento, o resto do mundo não tá nem aí pro Brasil. Até a eleição nesse ano na África do Sul (mil vezes mais corrupta que o Brasil e justo com o partido do Mandela) é mais importante como notícia do que esse país de faz-de-conta-que-é-uma-democracia chamado Brasil. Quanto aos 2 milhões de eleitores de Moro, por que no dia do julgamento no TSE não vão todos eles pra rua e mostram praos "caras" com quantos paus se faz uma canoa? Essa gente que vive faraonicamente com o nosso suado dinheiro só tem medo de povo na rua. O resto, protesto pela internet, é balela, tão cag.... e andando pro povo.


Rogério Schwinden

2024-04-10 09:50:07

ALGUMA ESPERANÇA DE QUE OS VAGABUNDOS DO TSE IRÃO LIVRAR MORO DA CASSAÇÃO?? VIDE JULGAMENTO DO DALLAGNOL NO TRE-PR E NO TSE. ESTAMOS SENDO COMANDADOS POR UMA QUADRILHA DE BANDIDOS. CORJA DE FILHOS DAS PUTAS!!


Rogério Schwinden

2024-04-10 09:50:06

ALGUMA ESPERANÇA DE QUE OS VAGABUNDOS DO TSE IRÃO LIVRAR MORO DA CASSAÇÃO?? VIDE JULGAMENTO DO DALLAGNOL NO TRE-PR E NO TSE. ESTAMOS SENDO COMANDADOS POR UMA QUADRILHA DE BANDIDOS. CORJA DE FILHOS DAS PUTAS!!


Marcia Elizabeth Brunetti

2024-04-10 09:36:13

Nutro poucas esperanças de que Moro consiga reverter sua cassação no TSE. Por outro lado penso que se Moro for cassado, ele poderá ganhar mais força perante a sociedade. Isso será um tiro no pé do descondenado. Mas LULE vende sua alma ao Diabo, se for preciso, para se vingar.


Suely Racy

2024-04-10 09:30:39

Espero que haja uma luz no TSE e mantenha seu mandato legitimamente eleito. Sérgio Moro sempre será , e é um exemplo a ser seguido .


Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

A diferença entre paixão e voto

A diferença entre paixão e voto

Carlos Graieb
29.04.2024 18:27 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Lula vai agradar Gilmar e Moraes de novo?

Lula vai agradar Gilmar e Moraes de novo?

Felipe Moura Brasil
29.04.2024 12:02 6 minutos de leitura
Visualizar notícia
O dia em que Elon Musk e o STF farão as pazes

O dia em que Elon Musk e o STF farão as pazes

Carlos Graieb
29.04.2024 11:23 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Governo Lula melhorou a comunicação até demais

Governo Lula melhorou a comunicação até demais

Rodolfo Borges
28.04.2024 09:53 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.