Vai se criando um clima terrível para Galvão Bueno
Por que o programa de Galvão Bueno na Band e suas narrações no Prime Video não estão agradando?
Por que o programa de Galvão Bueno na Band e suas narrações no Prime Video não estão agradando?
Galvão Bueno é um ícone da narração esportiva brasileira, um nome que raramente gera indiferença, com quase todo mundo tendo uma opinião sobre ele. Pois eis que começou 2025 com o pé esquerdo, tanto no seu novo programa na Band, como nas suas narrações no Prime Video.
Apesar de sua trajetória lendária e respeitada, vários analistas e mesmo torcedores de diversos times, tem apontado seus tropeços e, com isso, os resultados não têm sido como o esperado para alguém de seu peso midiático.
Na Band, o programa do Galvão, que mistura entrevistas e entretenimento, ainda não conquistou a audiência esperada, ao contrário.
A audiência do programa, que acontece todas as segundas-feiras à noite, estreou marcando 1,4 ponto de ibope, depois caiu para 1,0 em seguida foi para 0,8, índice repetido na semana seguinte, e nessa última semana tinha descido mais um pouco, para 0,7 ponto delineando uma preocupante curva descendente.
A principal razão, segundo jornalistas que cobrem TV, além da concorrência que soaria mais atrativa ao público, seria a desconexão entre a imagem de Galvão como narrador vibrante e o formato morno de talk show.
O público da TV aberta, habituado a vê-lo em jogos emocionantes na Globo, não se identifica com sua versão de apresentador de Talk Show num formato parecido com o que fazia no canal fechado SporTV, sobretudo na Band, mais acostumada a transmitir programas informais, como os comandados por Neto e Renata Fan, quando o assunto é futebol.
Além disso, o canal do Morumbi ele enfrentaria algumas dificuldades estruturais: a concorrência com as mais fortes Globo, Record, SBT e o streaming, como Netflix e o próprio Prime Video, é feroz, e a divulgação limitada prejudica a visibilidade do programa.
A identidade da atração também é questionada — oscila entre nostalgia esportiva e variedades, sem um foco claro e num formato bem conhecido e, quem sabe, um pouco cansado, afastando espectadores que buscam inovação.
Já suas narrações no Prime Vídeo têm gerado críticas, como as do perfil @futtmais, do X, que listou erros em uma transmissão: “Chamou o Santos de Corinthians 4x, conversou 70% do jogo, chamou Cano de Martinelli, Zé Ivaldo de Zé Inaldo, confundiu Neymar com Guilherme, reclamou de muitos gringos no Brasil e de nomes compostos 2x”.
Em outro jogo mais recente, entre Vasco e Flamengo, muitos torcedores do time com nome do famoso navegador português se mostraram incomodados com o que seriam manifestações tendenciosas do narrador em favor do time rubro negro.
Esses deslizes sugerem que Galvão, apesar de sua experiência e carisma, pode estar enfrentando dificuldades para se adaptar ao ritmo do streaming, que demanda ainda mais precisão e conexão com um público mais jovem e exigente.
Suas conversas tidas como excessivas e comentários polêmicos, como sobre gringos, desviam o foco do jogo e irritam parte dos torcedores. A falta de sintonia com o formato digital, onde a interação com o público é mais direta, também pesa.
Ambos os casos refletem um desafio de reinvenção. Na Band, Galvão precisaria de um programa que capitalize seu nome com uma proposta moderna, o que é mais fácil de falar do que de fazer. No Prime Video, ajustar a narrativa e solidificar o preparo pré-jogo para evitar gafes e manter o foco na disputa em campo parece um caminho necessário.
Será que com esses ajustes estratégicos o programa na Band e as narrações no Prime Video poderão recuperar o brilho do veterano e ainda muito carismático Galvão Bueno? E você, o que está achando do programa e da narração do Galvão esse ano?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
ale
05.05.2025 08:57Quando pensávamos estar livre desse chato de galocha, eis que ele reaparece, mais chato do que nunca, péssima ideia da Band, que tem inovado bastante em várias áreas. A 'reportagem' sobre a volta dessa figura auto-centrada, arrogante, irritante, desagradável, no Jornal da Band demorou intermináveis minutos, devidamente deixada em 'mute' na minha TV. Que desperdício de fundos valiosos da brava Band, que deveria continuar focando em olhar pra frente, inovando.
Antonin Bartos Filho
03.05.2025 17:32O cara sempre foi um MALA! Trajetória de que?!
Gilberto Aparecido Americo
03.05.2025 09:09Lugar de velho é em asilo!
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
03.05.2025 08:54Não a toa a Globo se livrou dele. Tipo aquele funcionário que fica feliz em indicar para a concorrência. Faz muito tempo deveria estar aposentado. Mudou muito o tipo de audiência e o tempo e estilo dele passaram. Resta a bolha dos fãs, como todo comunicador e só. Minha opinião: já vai tarde, e muito tarde.