Fórmula 1 2025: a temporada mais competitiva. Será? 

19.03.2025

logo-crusoe-new
O Antagonista

Fórmula 1 2025: a temporada mais competitiva. Será? 

avatar
José Inácio Pilar
3 minutos de leitura 11.03.2025 08:01 comentários
Análise

Fórmula 1 2025: a temporada mais competitiva. Será? 

Em teoria, temos todos os ingredientes para ver a temporada mais disputada dos últimos tempos da Fórmula 1, mas...

avatar
José Inácio Pilar
3 minutos de leitura 11.03.2025 08:01 comentários 0
Fórmula 1 2025: a temporada mais competitiva. Será? 
O brasileiro Gabriel Bortoleto. Imagem: Stake F1 Team KICK Sauber

A temporada de 2025 da Fórmula 1, que começa nesse fim de semana, está cercada de expectativas. Em teoria, temos todos os ingredientes para ver o ano mais disputado dos últimos tempos.  

Este é o último ano do atual regulamento técnico, introduzido em 2022, que trouxe carros com efeito solo e impôs grandes restrições aerodinâmicas e orçamentárias. Após três temporadas completas, as equipes já dominaram os pontos fortes e fracos dessas regras.  

O teto de gastos nivelou o campo em termos financeiros, e o conhecimento acumulado sobre os carros atuais diminuíram muito as possibilidades de revoluções tecnológicas com grandes saltos de desempenho.  

Tudo isso sugere um grid mais apertado, com performances convergindo e corridas disputadas e imprevisíveis. Só que, paradoxalmente, essa temporada pode acabar sendo menos competitiva do que o esperado, e o motivo está logo ali na frente: o novo regulamento de 2026. 

A introdução de um regulamento técnico completamente novo no ano que vem, com mudanças drásticas nos carros e nos motores – incluindo unidades de potência mais sustentáveis e aerodinâmica redesenhada –, está alterando as prioridades das equipes em 2025.  

Para muitas delas, especialmente as do pelotão do meio, que não têm chances realistas de disputar o título, continuar investindo recursos significativos no carro atual poderia ser um desperdício.  

Afinal, qualquer evolução terá vida útil de apenas alguns meses e será logo descartado, enquanto o desenvolvimento do carro de 2026 pode definir a base do sucesso – ou do fracasso – pelos próximos anos.  

Assim, é provável que vejamos algumas equipes “jogando a toalha” mais cedo que o normal, redirecionando engenheiros, horas de túnel de vento e orçamento para tentar garantir uma vantagem para o ano que vem, em vez de lutar por posições intermediárias em 2025. 

Por outro lado, as equipes que estiverem na briga pelo campeonato, possivelmente Red Bull, Ferrari, McLaren e Mercedes, dependendo do desenrolar da temporada, não terão esse luxo. Para elas, cada ponto conta, e desistir cedo de 2025 não é uma opção tão fácil.  

Elas devem continuar trazendo atualizações para seus carros por um período mais longo, criando um cenário de duas realidades no grid: os líderes mantendo um fluxo maior de desenvolvimento e assim ampliando sua vantagem no cronômetro, e os demais ficando para trás, focados em 2026.  

O resultado, sobretudo no segundo semestre, pode ser uma disparidade ainda maior entre o topo e o resto, ao invés da convergência esperada. 

Isso não seria novidade na Fórmula 1. Em 2013, último ano do regulamento dos motores V8 antes da era híbrida, equipes como Lotus e Ferrari reduziram o foco no carro daquele ano para se preparar para 2014, enquanto a Red Bull, na lutava pelo título, seguiu evoluindo e dominou a temporada. 

Em 2025, esse fenômeno pode se repetir, mas com um agravante: o teto de gastos atual limita ainda mais os recursos, forçando escolhas estratégicas mais duras

Para os fãs, isso pode parecer um pouco frustrante. A promessa de uma temporada equilibrada, com o regulamento atual atingindo sua maturidade, pode, aos poucos, dar lugar a corridas disputadas entre os que lutam pelo título, seguidos por um segundo pelotão possivelmente também disputado, mas defasado e disputando apenas os pontos que restarem. Será? 

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

O autoexílio de Eduardo Bolsonaro

Visualizar notícia
2

Deputados chegam a acordo e definem presidência das comissões da Câmara

Visualizar notícia
3

A nova vitória de Jair Bolsonaro no STJ

Visualizar notícia
4

Justiça tranca ação penal sobre Arthur do Val por comentário sobre ucranianas

Visualizar notícia
5

Projeto para mudar Ficha Limpa é “afronta”, diz Transparência Internacional

Visualizar notícia
6

Eduardo Bolsonaro fica com seu passaporte, decide Moraes

Visualizar notícia
7

Haddad perdeu a confiança do mercado, indica pesquisa

Visualizar notícia
8

Irã promete resposta a ataques dos EUA contra Houthis no Iêmen

Visualizar notícia
9

Crusoé: O que Janja foi fazer no Japão?

Visualizar notícia
10

EUA liberam 80 mil páginas de arquivos sobre assassinato de JFK

Visualizar notícia
1

O Poder Público soca a boca do estômago da população

Visualizar notícia
2

Eduardo Bolsonaro anuncia que vai ficar nos EUA

Visualizar notícia
3

"Ninguém sabia", diz vice da Câmara sobre Eduardo ficar nos EUA

Visualizar notícia
4

Governo envia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil ao Congresso

Visualizar notícia
5

Alcolumbre adia votação de PL que esvazia Lei da Ficha Limpa

Visualizar notícia
6

"Trump continuará abraçando o meu filho", diz Bolsonaro no Senado

Visualizar notícia
7

PGR se posiciona sobre passaporte de Eduardo Bolsonaro

Visualizar notícia
8

Crusoé: Mercado não acredita em Gleisi

Visualizar notícia
9

Eduardo Bolsonaro fica com seu passaporte, decide Moraes

Visualizar notícia
10

"O que você faria se terroristas assassinassem suas crianças?"

Visualizar notícia
1

Crusoé: As principais preocupações de Lula, segundo o mercado

Visualizar notícia
2

Bruce Willis faz 70 anos. Ator sofre de demência frontotemporal

Visualizar notícia
3

Ex-governador de SP Cláudio Lembo morre aos 90 anos

Visualizar notícia
4

Crusoé: Mercado não acredita em Gleisi

Visualizar notícia
5

O choro de Jair Bolsonaro

Visualizar notícia
6

Haddad perdeu a confiança do mercado, indica pesquisa

Visualizar notícia
7

Irã promete resposta a ataques dos EUA contra Houthis no Iêmen

Visualizar notícia
8

Mercado dá voto de confiança a Galípolo

Visualizar notícia
9

Rússia acusa Ucrânia de atacar depósito de petróleo para atrapalhar acordo Trump-Putin

Visualizar notícia
10

A aquisição de R$ 1,7 milhão do ex-diretor-geral da ANTT

Visualizar notícia

logo-oa
Assine nossa newsletter Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

F1 Fórmula 1 Gabriel Bortoleto Lewis Hamilton
< Notícia Anterior

Entenda a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

11.03.2025 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Novos MacBook Air e iPad Air chegam ao Brasil! Veja os preços

11.03.2025 00:00 4 minutos de leitura
avatar

José Inácio Pilar

Apresentador do telejornal diário "Meio Dia em Brasília". Roteiriza e apresenta o programa de entretenimento "Café Antagonista" toda quinta às 13h e todo sábado, às 16h, além de assinar colunas de automobilismo e de entretenimento.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Tragédia em queda de avião abala a Comunidade Olímpica

Tragédia em queda de avião abala a Comunidade Olímpica

Visualizar notícia
Caso Paquetá: Senador Romário pede indiciamento do tio do jogador

Caso Paquetá: Senador Romário pede indiciamento do tio do jogador

Visualizar notícia
Jogos de hoje, 19/03/25: Horários e onde assistir

Jogos de hoje, 19/03/25: Horários e onde assistir

Visualizar notícia
Dorival testa escalação da Seleção Brasileira com substituto de Neymar

Dorival testa escalação da Seleção Brasileira com substituto de Neymar

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.