Crusoé: Quando Lula reclamava da caixa-preta do Judiciário
"Muitas vezes, uns são mais iguais que os outros, e é o que eu chamo de ‘Justiça classista’", disse o presidente em 2003
O presidente Lula (foto) tem evitado falar do escândalo do Banco Master, de Daniel Vorcaro.
Com o escândalo afetando diretamente os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, o petista orientou seus ministros a evitarem o assunto.
Dias Toffoli foi indicado por Lula para a vaga no STF.
Alexandre de Moraes personificou a reação da Corte à trama golpista de 2022 e aos atos de 8 de janeiro de 2023, os quais, segundo o ministro, foram liderados por Jair Bolsonaro.
Nas disputas entre o Executivo e o Legislativo, o presidente Lula e membros da esquerda têm recorrido seguidas vezes ao STF, e sempre são atendidos em seus pedidos.
Mas já houve um tempo em que o presidente Lula tecia críticas ácidas ao Judiciário.
Em 2003, no início de seu primeiro mandato, Lula era favorável a um controle externo do Judiciário, e falava até em “caixa-preta“.
“Nós queremos uma segurança pública em que a Justiça seja igual para todos, e não uma Justiça que cuida com mais carinho daquele que tem ‘alguns contos de réis’ em conta bancária. Como dizia Lampião, em 1927: ‘Neste país, quem tiver trinta contos de réis não vai para a cadeia’. Em muitos casos, ainda prevalece exatamente isso”, afirmou o presidente.
A frase está em O Livro Vermelho do Lula.
“Muitas vezes, a Justiça não age, enquanto Justiça, no cumprimento da Constituição, que diz que todos são iguais perante a lei. Muitas vezes, uns são mais iguais que os outros, e é o que eu chamo de ‘Justiça classista’. É uma Justiça que favorece uma classe. E é por isso que nós brigamos há tanto tempo, dr. Márcio [Thomaz Bastos], pelo controle externo do Poder Judiciário. Não é interferir na decisão de um juiz, mas é pelo menos saber como funciona a ‘caixa-preta’ do Poder Judiciário, que muitas vezes parece intocável.”
A principal diferença de 2003 para agora é que, quando foi eleito pela…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)