Crusoé: Elon Musk supera fortuna de 300 bilionários brasileiros
Mulher e filhas de Silvio Santos estreiam na lista dos bilionários da Forbes. Saiba quem são os outros destaques
Se somarmos o patrimônio de todos os 300 bilionários brasileiros da mais nova lista da revista Forbes e a converter em dólar, cotado hoje em 5,43 reais, temos 372 bilhões de dólares, quase 50 bilhões a menos que o patrimônio atual da pessoa mais rica do mundo, Elon Musk, com 422 bilhões de dólares
Nessa lista brasileira, a grande novidade é a entrada de Íris Abravanel, viúva de Silvio Santos, e suas seis filhas, Daniela, Patrícia, Rebeca, Renata, Cintia e Silvia.
O patrimônio herdado da vasta rede de negócios do apresentador, que inclui o SBT, a marca de cosméticos Jequiti e operações em hotelaria e varejo, foi estimado em 6,4 bilhões reais.
A consolidação desse ativo sob o guarda-chuva familiar coloca o clã Abravanel na elite das bilionárias e ressalta tanto a centralidade da herança quanto os gargalos legais que ainda pairam sobre essa transição.
O espólio é alvo de disputa judicial envolvendo 17,1 milhões em ITCMD, o imposto sobre transmissão causa mortis e doação, contestado pela família junto à Justiça de São Paulo.
No topo das fortunas femininas, Vicky Sarfati Safra, viúva de Joseph Safra, lidera com 120,5 bilhões, se tornando também a única mulher entre os dez mais ricos do país.
A lista das mulheres mais ricas ainda traz duas raras representantes que construíram ou fizeram parte da construção de suas próprias fortunas: Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, com fortuna de 8,7 bilhões, e Lucia Maggi, do grupo Amaggi, com 6,6 bilhões de reais, confrontando o predomínio de fortunas herdadas.
No ranking geral de bilionários, liderado por homens, Eduardo Saverin, cofundador do Facebook, continua no topo pelo segundo ano consecutivo, com um patrimônio estimado em 227 bilhões, um aumento de 45,5% impulsionado pelo crescimento do setor de tecnologia.
Em seguida, aparece Vicky Sarfati Safra, única mulher entre os dez mais ricos, com 120,5 bilhões. A procissão dos afortunados prossegue com…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)