Cara de pau, Lula assume candidatura e inicia campanha de 2026
“Se os republicanos vão me apoiar, ou não, em 2026, deixem chegar em 2026"

As pessoas mais atentas e com algum grau de sensibilidade costumam enxergar mais, ouvir mais e antecipar o futuro. E não. Não há nada de místico aqui ou mesmo especulativo. É tudo real e de simples compreensão. Quanto mais focado e mais capaz de perceber nuances, mais um indivíduo compreenderá os fatos ao seu redor.
A ignorância – no sentido do desconhecimento – é inimiga da razão, improdutiva e contraproducente (que são coisas parecidas, mas diferentes). Ela, a ignorância, limita os relacionamentos, obscurece as ideias e costumeiramente, além de não trazer benefícios, causa malefícios. Mas basta de “momento filosófico” e vamos ao que interessa.
Nesta quinta-feira, 30, o eterno palanqueiro e novamente presidente da República (necessariamente nessa ordem), Luiz Inácio lula da Silva concedeu uma entrevista coletiva e atirou para todos os lados, em um claro sinal da “nova comunicação” do Planalto, já sob comando de Sidônio Palmeira, marqueteiro do próprio Lula em 2022.
Preparando o terreno
Como de costume, Lula falou muita bobagem, confundiu alhos com bugalhos, elogiou a si mesmo e a seu governo e, sim, “oficializou” a candidatura à Presidência em 2026, anunciando, inclusive, o início da campanha, ainda que de forma velada, utilizando-se de “meias-palavras” – por isso iniciei o texto falando em atenção e sensibilidade.
“A democracia será a grande derrotada se a gente permitir que a mentira seja vitoriosa, ganhando da verdade. Este ano vou me dedicar muito, estou 100% pronto para começar a viajar pelo Brasil, para começar a percorrer os estados, para estabelecer uma conversa verdadeira, para que a hora da verdade possa dizer para o país como é que nós estamos”
Para quem não entendeu, Lula está dizendo que não irá governar, mas sim fazer campanha, o que, diante da situação atual do Brasil, talvez seja mesmo uma boa ideia, afinal, como reza o ditado, “muito ajuda quem pouco atrapalha”. O chefão petista também comentou as declarações de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD:
Martelo batido
“Quando eu vi a história do companheiro Kassab, eu comecei a rir, porque ele disse que se a eleição fosse hoje eu perderia, e fui ver no calendário e a eleição é só daqui a dois anos, eu fiquei muito despreocupado, porque hoje não tem eleição”. Bem, é a primeira parte da “oficialização” da candidatura. E nem é preciso recorrer às entrelinhas para compreender.
Em seguida, a afirmação categórica, o martelo batido: “Se os republicanos vão me apoiar, ou não, em 2026, deixem chegar em 2026. O meu problema agora é fazer com que 2025 seja o melhor ano da colheita política desse país para o meu governo”. Eis aí! Lula é “oficialmente” candidato ao quarto mandato presidencial.
Não estivéssemos em uma situação tao delicada, economicamente e politicamente falando, com tantas questões importantes em curso, necessitando de um presidente atuante e responsável, seria admissível, ainda que inapropriado, se antecipar o calendário eleitoral. Mas com o “mundo caindo” sobre nossas cabeças… Na boa, o país não merece isso. É muita cara de pau.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Amaury G Feitosa
31.01.2025 10:36Ñão é nenhuma cara de pau mas grave crime de abuso e mau uso do poder mas no caso quem vai puní-lo? Seus sinistros de nomeada a violar a constituição e massacrar a manezada? Nem ao bispo podemos chorar pois o papa dá o maióóóóRRapôôôio a tanta barbaridade.
Marcia Elizabeth Brunetti
30.01.2025 16:45Mania que ele tem de dizer que vai viajar por todo o Brasil. Cmo se fosse a solução. Isso é palanque, só o que ele sabe fazer. Na República de Curitiba ainda estamos aguardando sua visita, ansiosamente, Tá certo que o que queremos é uma visita com um um bom tempo de permanência. O hotel já está garantido, só que a Janja vai ficar na parte de fora do "hotel", como já fez anteriormente.