Bolsonarismo não é conservadorismo. É estorvo para o Brasil

o antagonista

Assine Entre

23.06.2026

logo-crusoe-new
Crusoé
  • Últimas Notícias
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Lado oa!
    • Carros
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Imóveis
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Variedades
  • Colunistas
  • Newsletter
Pesquisar Menu
o antagonista X
  • Olá

    Fazer login Assine agora
  • Home

    Editorias

    Newsletter Colunistas Últimas Notícias Brasil Mundo Economia Esportes Crusoe
  • Mídias

    Vídeos Podcasts
  • Anuncie conosco Quem Somos Política de privacidade Termos de uso Política de cookies Política de Compliance Perguntas Frequentes

E siga O Antagonista nas redes

Menu Menu Menu
O Antagonista

Bolsonarismo não é conservadorismo. É estorvo para o Brasil

avatar
Catarina Rochamonte
6 minutos de leitura 01.08.2025 16:50 comentários
Análise

Bolsonarismo não é conservadorismo. É estorvo para o Brasil

Estamos em busca dos princípios conservadores, mas, ao analisar as ações da família Bolsonaro, constatamos que se trata de uma família que carece de princípios

avatar
Catarina Rochamonte
6 minutos de leitura 01.08.2025 16:50 comentários 10
Bolsonarismo não é conservadorismo. É estorvo para o Brasil
Foto: Reprodução
  • Whastapp
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

A direita brasileira tem um relacionamento tóxico com o bolsonarismo. Nem sempre é fácil perceber que se está em um relacionamento desse tipo, mas reconhecer os padrões é o primeiro passo para impor limites e, quem sabe, fechar um ciclo e se abrir para relacionamentos mais saudáveis.

Uma das características do relacionamento tóxico é o controle excessivo. “Não existe direita sem Bolsonaro”, diz a parte abusiva, querendo impor sua autoridade e hegemonia, além de ditar quem são os amigos e quem são os inimigos a serem combatidos.

Nos relacionamentos abusivos tampouco a vítima percebe o quanto seus projetos são desprezados pelo seu carrasco, que só reconhece como legítimas suas próprias aspirações. O abuso, em tal relacionamento, é deliberado, sistemático e tem como objetivo o controle e o poder sobre o outro.

Desde 2019, Bolsonaro, seus filhos e seu séquito se impõem sobre uma direita passiva, subserviente, incapaz de confrontar esse agrupamento político que vem arruinando o país ao retroalimentar com seu radicalismo e sua estupidez a popularidade e o poder do outro espectro político que dizem combater.

A bem da verdade, muitos políticos de direita, inclusive aqueles que têm ambição presidencial, desejam intimamente que Jair seja preso, Eduardo fique morando com o Michey, Michelle volte para seus cultos e salões, Flávio se recolha à sua mansão milionária antecipadamente quitada, Carlos permaneça longe das redes sociais…torcem, enfim, pelo expurgo de toda a família Bolsonaro da vida pública, mas não dizem isso por um misto de covardia e autointeresse.

É que eles esperam herdar o espólio eleitoral do bolsonarismo e, com esse intuito, não cumprem com a obrigação moral de condená-lo publicamente e, assim, tentar recuperar um mínimo de dignidade para a direita brasileira.

Com qualquer pessoa minimamente conhecedora das ideias políticas será capaz de constatar, as práticas bolsonaristas dificilmente poderiam ser encaixadas no que seriamente se entende por conservadorismo político.

Pouco importa o número de edições do CPAC (Conservative Political Action Conference) que Eduardo Bolsonaro conseguiu organizar no Brasil; importa analisar se as atitudes dos que se autoproclamam conservadores são, de fato, compatíveis com os princípios do conservadorismo.

De saída, já nos deparamos com um problema: estamos em busca dos princípios conservadores, mas, ao analisar as ações da família Bolsonaro, constatamos que se trata de uma família que carece de princípios.

Agir por princípio significa orientar as próprias ações com base em normas ou valores considerados fundamentais, universais ou racionais, independentemente das consequências imediatas ou das conveniências pessoais. Trata-se de um compromisso com o que se considera certo em si mesmo, não apenas útil ou vantajoso.

Dito isso, fazer conchavo com ministro da alta corte para blindar o filho que fez “rachadinha” não é agir por princípio. Aliás, fazer “rachadinha” não é agir por princípio. Tentar interferir na Polícia Federal (PF) a fim de obstruir operações que envolvem aliados e filhos não é agir por princípio. Sabotar a CPI da Lava Toga, ou seja, inviabilizar a possibilidade legal de frear os abusos autoritários do STF por interesse pessoal e depois incentivar a turba contra essa mesma instituição não é agir por princípio.

São tantos os exemplos da falta de princípio nas ações do clã Bolsonaro que seria fastidioso para o estimado leitor se eu continuasse a elencá-los. Retornemos, pois, para a questão da incompatibilidade entre bolsonarismo e conservadorismo.

Phrónēsis (φρόνησις), prudência, discernimento, a sabedoria prática enaltecida por Aristóteles é princípio basilar do conservadorismo, o que leva a um instintivo repúdio a falas e ações que almejem a convulsão social.

Que dizer, pois, de um autointitulado “conservador” que sai da sua pátria para conspirar incansavelmente com uma potência estrangeira até conseguir que esta imponha contra o seu país taxação exorbitante e injusta e que, após consumada a traição, repercute o seu feito com as seguintes frases:

“Às vezes é necessário tacar fogo na floresta inteira”; “Várias famílias vão chorar, vai haver sofrimento”; “Se houver cenário de terra arrasada, pelo menos eu estarei vingado”; “Vai vir mais sacrifício”; “Eu sou o cara do Lula Livre na direita”.

Interessante que uma expressão parecida com a “terra arrasada” – que Eduardo Bolsonaro antevê como consequência da sua vingança – aparece no livro “o mínimo sobre conservadorismo”, de Bruno Garschagen. Veja o que escreve ali o referido cientista político:

“Quando a terra está devastada, os homens sensatos usarão aquilo que têm de melhor para reconstruí-la. Não podem agir, portanto, como arautos da salvação revolucionária porque assim serão parte da degradação em curso.”

Ou seja, os homens sensatos (segundo Garschagen, os conservadores) não são nem aqueles que, como Eduardo, contribuem para arrasar ou devastar a terra, tampouco aqueles que se apresentam como salvadores no cenário de destruição, mas são aqueles que dão o melhor de si para reconstruir o que os irresponsáveis destruíram.

Infelizmente a falta de cultura é tão grande em nosso país que radicais são aceitos como legítimos defensores de uma vertente política que sequer compreendem e, assim, o bolsonarismo vai se passando como se conservadorismo fosse.

Não nos custa nada, porém, chamar atenção para o equívoco e alertar a direita que ainda tem algum juízo da necessidade premente de se afastar de vez desse sectarismo nefasto.

Em honra do verdadeiro conservadorismo, deixo o arremate do texto para quem entende do assunto e concluo o artigo citando novamente Garschagen:

“Um ambiente caótico, instável, desequilibrado é anticonservador e só favorece aqueles que se alimentam e crescem com a desordem. Um conservador, quando entra na luta política, deve agir com inteligência, estratégia, destemor e eficiência, não com bravatas inócuas, indignação seletiva, brigas permanentes e lacração ´à direita´.

Assim, quando a sandice é a norma, o conservador deve agir com lucidez; quando a irracionalidade é a regra, o conservador deve agir com racionalidade; quando a paixão política é o padrão, o conservador deve agir com ceticismo; quando a destruição é o hábito, o conservador deve agir como construtor, mesmo que tudo ao seu redor seja instabilidade, crise, desolação. É dever do conservador construir a ordem e vencer a desordem”.

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Gilmar aponta “erro crasso” de Mendonça no caso Master

Gilmar aponta “erro crasso” de Mendonça no caso Master
2

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master
3

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo
4

O desanimador cultural Gilmar Mendes

O desanimador cultural Gilmar Mendes
5

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA
6

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
7

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio
8

Crusoé: Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Crusoé: Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço
9

Operação Contenção: polícia busca traficantes do CV no Morro Santa Marta

Operação Contenção: polícia busca traficantes do CV no Morro Santa Marta
10

Brasil ganha destaque entre emergentes

Brasil ganha destaque entre emergentes
1

Gilmar aponta "erro crasso" de Mendonça no caso Master

Gilmar aponta "erro crasso" de Mendonça no caso Master
2

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master
3

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
4

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo
5

O desanimador cultural Gilmar Mendes

O desanimador cultural Gilmar Mendes
6

Globo descartou projeto da CazéTV em 2011

Globo descartou projeto da CazéTV em 2011
7

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton
8

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba
9

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA
10

GSI corrige nomeação de "Fulano" e "Cicrano" como assistentes na segurança de Lula

GSI corrige nomeação de "Fulano" e "Cicrano" como assistentes na segurança de Lula
1

Triagem neonatal: 5 exames essenciais para recém-nascidos

Triagem neonatal: 5 exames essenciais para recém-nascidos
2

Confira os filmes que chegam aos cinemas em julho de 2026

Confira os filmes que chegam aos cinemas em julho de 2026
3

Crusoé: Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Crusoé: Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares
4

A história dos videogames é contada em exposição em SP

A história dos videogames é contada em exposição em SP
5

Caderno de aulas de Mozart é encontrado em Paris

Caderno de aulas de Mozart é encontrado em Paris
6

Ex-jogador alemão é criticado por fala sobre seleção africana

Ex-jogador alemão é criticado por fala sobre seleção africana
7

Vaticano mantém proibição de homilia leiga durante missas

Vaticano mantém proibição de homilia leiga durante missas
8

Estação do metrô chega a bairro histórico de São Paulo

Estação do metrô chega a bairro histórico de São Paulo
9

Suspeito é preso após sequestrar ônibus em SP

Suspeito é preso após sequestrar ônibus em SP
10

Record busca patrocinadores para nova fase de A Fazenda

Record busca patrocinadores para nova fase de A Fazenda

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp

Tags relacionadas

bolsonarismo conservadorismo
< Notícia Anterior

David Luiz abandona o Fortaleza e volta para a Europa

01.08.2025 00:00 4 minutos de leitura
David Luiz abandona o Fortaleza e volta para a Europa
Próxima notícia >

Cármen Lúcia valoriza "papel" de Moraes nas eleições de 2022

01.08.2025 00:00 4 minutos de leitura
Cármen Lúcia valoriza "papel" de Moraes nas eleições de 2022
avatar

Catarina Rochamonte

Professora e escritora, com graduação, mestrado e doutorado em Filosofia, e pós-doutorado na área de Direito.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

NIEMEYER FRANCO

06.08.2025 09:46

Em relacionamento abusivo somente um perde. Neste caso, o povo perde e os políticos sairão, como sempre, vitoriosos Até que todos acordem, mas tá demorando, passou.


Carlos

04.08.2025 08:26

Parabéns, que texto excelente! 👏🏼👏🏼 Foi ao ponto. Se desejamos um país mais justo, com mais educação e saúde temos que esquecer esses grupelhos de "esquerda" e de "direita" que só olham seus umbigos!!


Sandra

02.08.2025 15:53

Não vejo o silencio de muitos da verdadeira direita como apoio ou covardia, mas como prudência. Esse pessoal fanático são muito barulhentos, e ficar rebatendo eles só vai dar mais palanque. Acredito que um movimento nos bastidores seja mais efetivo que o enfrentamento, e o povo pode enxergar isso ao longo do tempo vendo os fanáticos gritando sozinhos.


Marcos Rezende

02.08.2025 11:27

Há precisávamos de um texto assim. Precisamos acordar.


DUILIO RIBEIRO BARBOSA

02.08.2025 06:40

Texto brilhante! Obrigado.


Maria Candida Junqueira Zacharias

01.08.2025 23:28

Texto maravilhoso. Muito boa reflexão aqueles que não tem politico de estimação.


FRANCISCO JUNIOR

01.08.2025 23:00

Excelente o texto. Eu me achava de direita, mas quando vi ao longo desses anos "essa gente" de direita apoiando torturadores, desrespeitando leis, desrespeitando pessoas, comecei a pensar se eu era mesmo de direita. Mas ainda acho que sim, espero que esse pessoal hipnotizado caia na real. Com os hipnotizados de esquerda, idem.


Um_velho_na_janela

01.08.2025 18:03

Catarina Rochamonte, ganhei o dia, a melhor análise do conflito filosófico e fático entre o conservadorismo e isso que chamam de bolsonarismo ou alienação mental contagiosa que infelicita o país. Para completar sua tese, seria interessante anexar um parecer psiquiátrico.


Washington

01.08.2025 17:48

É preciso Coragem para enfrentar os fanatismos. A Coragem da Democracia é a Prudência. Vá em frente, Catarina.


Clayton De Souza pontes

01.08.2025 17:48

Muito bom. Infelizmente temos muitos autoritários comandando esse embate que só traz destruição de bem estar


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

NIEMEYER FRANCO

06.08.2025 09:46

Em relacionamento abusivo somente um perde. Neste caso, o povo perde e os políticos sairão, como sempre, vitoriosos Até que todos acordem, mas tá demorando, passou.


Carlos

04.08.2025 08:26

Parabéns, que texto excelente! 👏🏼👏🏼 Foi ao ponto. Se desejamos um país mais justo, com mais educação e saúde temos que esquecer esses grupelhos de "esquerda" e de "direita" que só olham seus umbigos!!


Sandra

02.08.2025 15:53

Não vejo o silencio de muitos da verdadeira direita como apoio ou covardia, mas como prudência. Esse pessoal fanático são muito barulhentos, e ficar rebatendo eles só vai dar mais palanque. Acredito que um movimento nos bastidores seja mais efetivo que o enfrentamento, e o povo pode enxergar isso ao longo do tempo vendo os fanáticos gritando sozinhos.


Marcos Rezende

02.08.2025 11:27

Há precisávamos de um texto assim. Precisamos acordar.


DUILIO RIBEIRO BARBOSA

02.08.2025 06:40

Texto brilhante! Obrigado.


Maria Candida Junqueira Zacharias

01.08.2025 23:28

Texto maravilhoso. Muito boa reflexão aqueles que não tem politico de estimação.


FRANCISCO JUNIOR

01.08.2025 23:00

Excelente o texto. Eu me achava de direita, mas quando vi ao longo desses anos "essa gente" de direita apoiando torturadores, desrespeitando leis, desrespeitando pessoas, comecei a pensar se eu era mesmo de direita. Mas ainda acho que sim, espero que esse pessoal hipnotizado caia na real. Com os hipnotizados de esquerda, idem.


Um_velho_na_janela

01.08.2025 18:03

Catarina Rochamonte, ganhei o dia, a melhor análise do conflito filosófico e fático entre o conservadorismo e isso que chamam de bolsonarismo ou alienação mental contagiosa que infelicita o país. Para completar sua tese, seria interessante anexar um parecer psiquiátrico.


Washington

01.08.2025 17:48

É preciso Coragem para enfrentar os fanatismos. A Coragem da Democracia é a Prudência. Vá em frente, Catarina.


Clayton De Souza pontes

01.08.2025 17:48

Muito bom. Infelizmente temos muitos autoritários comandando esse embate que só traz destruição de bem estar



Icone casa
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de cookies.

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.

Assine
o antagonista
o antagonista

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41 Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Anuncie Conosco

Últimas Notícias Brasil Mundo

Economia Lado oa! Colunistas Newsletter

Icone do Twitter Icone do Youtube Icone do Whatsapp Icone do Instagram Icone do Facebook

Quer receber notícias do Antagonista em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail

Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem Somos Hora extra Política de privacidade Termos de uso Política de Cookies Política de compliance Princípios Editoriais Perguntas Frequentes Anuncie
O Antagonista , 2026, Todos os direitos reservados, 25.163.879/0001-13.
Background do rodapé