A direita elegível não vai nada mal A direita elegível não vai nada mal
O Antagonista

A direita elegível não vai nada mal

avatar
Rodolfo Borges
3 minutos de leitura 13.04.2024 09:50 comentários
Análise

A direita elegível não vai nada mal

Se Tarcísio de Freitas segue favorito para herdar o espólio eleitoral de Jair Bolsonaro, Ronaldo Caiado tem na bandeira da segurança pública um imenso trunfo contra Lula e os petistas para 2026

avatar
Rodolfo Borges
3 minutos de leitura 13.04.2024 09:50 comentários 6
A direita elegível não vai nada mal
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil.

Jair Bolsonaro voltou a arrastar pequenas multidões em aeroportos pelo país, mas, a não ser que aconteça algo parecido com o processo que levou Lula de volta ao Palácio do Planalto em 2022, o ex-presidente não poderá se candidatar pelos próximos oito anos. A busca por uma alternativa elegível a Bolsonaro teve nesta semana um capítulo animador para alguns governadores.

Dos quatro chefes de governos estaduais pesquisados pela Genial/Quaest, Ronaldo Caiado (União Brasil, à esquerda do deputado Ricardo Salles na foto) é o único que já declarou claramente a intenção de disputar a Presidência da República em 2026. O governador de Goiás é também o mais bem avaliado por seu eleitorado na comparação com os pares, com impressionantes 86% de aprovação.

Outra boa notícia para Caiado na perspectiva da disputa presidencial é que sua popularidade é puxada por uma área com que o governo Lula sofre miseravelmente: 69% dos goianos aprovam a segurança pública do governo Caiado — e apenas 10% reprovam.

Pesquisa Genial Quaest governadores
Foto: Reprodução/ Quaest

Encurralados pela saidinha

O presidente da República e seu ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, colocaram-se nesta semana na incômoda posição de defender bandidos no debate sobre as saidinhas de presos em datas comemorativas. Isso depois de buscar por 50 dias e 6 milhões de reais os dois primeiros fugitivos de um presídio de segurança máxima do país.

Os analistas que se apegam ao debate teórico sobre o assunto ignoram que o sentimento da população é de insegurança. É muito difícil falar em ressocialização quando o país inteiro sabe que as maiores facções criminosas do país são comandadas de dentro dos próprios presídios.

Ratinho corre por fora

Na sequência de Caiado, quem mais chamou a atenção pela aprovação expressiva, de 79%, foi Ratinho Júnior (PSD). O governador do Paraná é menos incisivo que o colega de Goiás sobre a pretensão presidencial, mas Gilberto Kassab, o comandante de seu partido, já disse que Ratinho será o candidato caso o PSD decida encabeçar uma chapa em 2026.

Uma candidatura de Ratinho, menos associado a Bolsonaro do que Caiado e os outros dois governadores pesquisados — Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais —, botaria em questão a força de um direitista tão longe das multidões arrastadas pelo ex-presidente.

É por isso que, apesar de ainda estar no primeiro mandato, Tarcísio segue apontado como o favorito para herdar o espólio eleitoral de Bolsonaro. A opção seguinte seria Zema, que se elegeu governador em 2018 surfando a mesma onda que levou o ex-presidente ao Palácio do Planalto.

Caminhos traçados

A eleição de 2026 ainda está longe demais, e não ainda ocorreu nem a de 2024, que deve ajudar a esclarecer o quadro político. Por enquanto, Bolsonaro ainda monopoliza as emoções da direita no Brasil, mas esses quatro governadores têm traçados seus próprios caminhos — e a vantagem essencial de poderem se candidatar.

Brasil

Ministros do STF também escondem agendas no Brasil

29.04.2024 15:55 3 minutos de leitura
Visualizar

Bet365 apostas – Saiba como se cadastrar e usar o bônus inicial

Estúdio OÉ Visualizar

Governo usa dinheiro de pesquisa para conter aumento na conta de luz

Visualizar

Em vitória do Bahia sobre o Grêmio, Rogerio Ceni elogia Kanu

Visualizar

O 'feriadão' da Câmara dos Deputados

Visualizar

Afastado, John Kennedy não comparece a treino no Fluminense

Visualizar

Tags relacionadas

eleições 2026 Genial/Quaest Gilberto Kassab Jair Bolsonaro Lula Ratinho Junior Romeu Zema Ronaldo Caiado Segurança pública Tarcísio de Freitas
< Notícia Anterior

Colt, o cão herói, descobre fábrica de drogas em Paraisópolis

13.04.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Clubes serão responsabilizados por atos de violência de suas torcidas, diz CBF

13.04.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Rodolfo Borges

Rodolfo Borges é jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou em veículos como Correio Braziliense, Istoé Dinheiro, portal R7 e El País Brasil.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (6)

AEC

2024-04-13 20:28:10

Onde está o texto? Só aparece o áudio...


DUILIO RIBEIRO BARBOSA

2024-04-13 12:59:30

O artigo é pertinente e interessante porém... Estou tentando contar quantos erros de Português vocês conseguiram cometer em meia dúzia de parágrafos. Mais cuidado com nossa bela língua, por favor!


Carlos Renato Cardoso Da Costa

2024-04-13 12:18:05

E seriam 3 nomes aceitáveis e com tudo para serem o melhor presidente do Brasil em décadas. A chave é garantir que a praga do Bolsonaro segue inelegível


Maglu Oliveira

2024-04-13 11:42:27

Se Michelle for candidata a presidente eu compro um terreno na lua e me mudo. Um Bolsonaro, seja homem, mulher ou filhos, NUNCA MAIS nas minhas opções. E se o POVÃO burro eleger um deles ou Lula, vou falar pro Musk que na próxima viagem em um dos seus foguetes, seja pra aonde for, quero ir também


Maglu Oliveira

2024-04-13 11:30:19

Na situação extrema em que a segurança no Brasil está, precisamos de um homem como Caiado. Não diria jamais que ele seja bolsonarista. Como todos os outros ele só quer herdar os eleitores, nada mais justo. Ele não é um populista idiota, mequetrefe, como Bolsonaro, mas tb sabe falar com o povão. E POVÃO é o que não falta nesse Brasil de meudeus. Tarcísio não é o candidato do POVÃO. Sobram Zema e Ratinho. Pra acabar com a bandidagem de uma vez ninguém melhor que Caiado, mas todos os outros são bons também. Vendo pelo lado da direita, o negócio é "enterrar" de uma vez por todas com esse maldito pé-de-chinelo Bolsonaro. Que seja "enterrado" com honras de chefe de Estado se prometer levar o Lula junto. Dois coelhos com uma só cajadada e o Brasil voltará a respirar ar puro.


Marian

2024-04-13 11:04:42

Há que haver união e estratégia . É tão difícil assim?


Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Lula vai agradar Gilmar e Moraes de novo?

Lula vai agradar Gilmar e Moraes de novo?

Felipe Moura Brasil
29.04.2024 12:02 6 minutos de leitura
Visualizar notícia
O dia em que Elon Musk e o STF farão as pazes

O dia em que Elon Musk e o STF farão as pazes

Carlos Graieb
29.04.2024 11:23 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Governo Lula melhorou a comunicação até demais

Governo Lula melhorou a comunicação até demais

Rodolfo Borges
28.04.2024 09:53 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Os perigos de governar com o STF

Os perigos de governar com o STF

Rodolfo Borges
27.04.2024 11:24 5 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.