Poeta Louise Glück, ganhadora do Nobel, morre aos 80 anos
A poeta e ensaísta americana Louise Glück (foto), ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2020, morreu nesta sexta-feira (13) na sua casa em Cambridge, Massachusetts. Ela tinha 80 anos...
A poeta e ensaísta americana Louise Glück (foto), ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2020, morreu nesta sexta-feira (13) na sua casa em Cambridge, Massachusetts. Ela tinha 80 anos.
A morte foi confirmada por Jonathan Galassi, editor de Glück na Farrar, Straus & Giroux. Richard Deming, um amigo e ex-colega dela no departamento de inglês de Yale, disse ao New York Times que ela sofria de câncer.
Segundo o NYT, a obra de Glück, descendente de judeus húngaros, é “um trabalho marcante e profundamente pessoal, muitas vezes filtrado por temas da mitologia clássica, da religião e do mundo natural”.
Seus livros mais conhecidos nos EUA são “Triumph of Achilles”, de 1985, “Ararat”, de 1990, e “The Wild Iris”, de 1992. No Brasil, a Companhia das Letras publicou uma coletânea de suas obras mais recentes, de 2006 a 2014.
Antes de ganhar o Nobel, Glück recebeu honrarias como o Prêmio Pulitzer e o National Book Award. Entre 2003 e 2004, ela foi poeta laureada (oficial) dos EUA.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)