Crusoé: Em ano “excepcional”, maior montanha da Europa encolhe 2,2 metros
O Mont Blanc (ou Monte Branco), a montanha mais alta da Europa emagreceu — e perdeu 2,2 metros de altura nos últimos dois anos. O maciço ainda segue imbatível no topo do continente, com 4.805,59 metros de altura, mas sua altura tende a variar ainda mais nos próximos anos, na avaliação dos glaciologistas...
O Mont Blanc (ou Monte Branco), a montanha mais alta da Europa, emagreceu — e perdeu 2,2 metros de altura nos últimos dois anos. O maciço ainda segue imbatível no topo do continente, com 4.805,59 metros de altura, mas sua altura tende a variar ainda mais nos próximos anos, na avaliação dos glaciologistas.
Isto porque o monte tem uma cobertura de gelo acima do seu cume. E, nos últimos dois anos — quando a medição indicava 4.807,71 metros de altura—, o topo da montanha perdeu o equivalente a uma piscina olímpica em volume de neve.
Apesar disso, glaciologistas ouvidos pela TV francesa indicaram que a variação do volume de neve nos alpes europeus é comum, e que os reais efeitos das mudanças climáticas levariam até 50 anos para ser de fato perceptíveis no comportamento da montanha— uma temporada de chuva acima da média pode ajudar o Blanc a recuperar parte da altura.
Clique aqui e leia a reportagem completa; assine a revista e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)