Rodolfo Borges na Crusoé: “A mancha do Ministério da Igualdade Racial”
Exonerada por atacar torcida do São Paulo, a ex-assessora do Ministério da Igualdade Racial Marcelle Decothé representa o espírito do alegado combate ao racismo no Brasil, diz Rodolfo Borges na Crusoé...
Exonerada por atacar torcida do São Paulo, a ex-assessora do Ministério da Igualdade Racial Marcelle Decothé representa o espírito do alegado combate ao racismo no Brasil, diz Rodolfo Borges na Crusoé.
“A assessora especial estava apenas reverberando uma crítica que a crônica esportiva nacional se acostumou a fazer após a construção de arenas mais modernas no país. No caso da final da Copa do Brasil, os preços dos ingressos estavam bem elevados, pelo tamanho da partida, tanto no Maracanã, que abrigou a primeira parte da final, quanto no Morumbi, apesar de nenhum dos dois estádios ter virado arena. Como resultado, a população mais pobre ficou de fora. Não foram poucos os cronistas a dizer que o estádio estava “branco”, como repetiu Marcelle, e a destacar que esse torcedor da elite econômica não sabe empurrar o time.”
“Pesquisa Datafolha indica que apenas 31% dos são-paulinos se identificam como brancos. Outros 16% se dizem negros. A maioria (46%) entra na categoria pardos. É mais ou menos a mesma proporção do Brasil, mas a categoria pardos vai sumindo progressivamente, empurrada para o lado negro ou branco a depender da conveniência, à medida que o debate racial brasileiro é dominado pelo discurso americano, reflexo de uma história mais escancarada e também mais simples. Sem conseguir lidar com as próprias complexidades, o país mestiço se rendeu às cotas raciais e tenta se encaixar nos moldes daquilo que parece mais avançado no debate racial — o ‘racismo estrutural’, encampado por outro ministro, Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, é o exemplo mais destacado.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)