Magno Karl na Crusoé: “Feliz Dia Internacional da Democracia!”
O apreço por autocratas que temos visto nos últimos anos pelos presidentes brasileiros não é apenas uma falha de caráter individual, mas um sintoma de uma democracia em declínio, onde os princípios fundamentais estão sendo corroídos, diz Magno Karl na Crusoé...
O apreço por autocratas que temos visto nos últimos anos pelos presidentes brasileiros não é apenas uma falha de caráter individual, mas um sintoma de uma democracia em declínio, onde os princípios fundamentais estão sendo corroídos, diz Magno Karl na Crusoé.
“Ambos os líderes, Lula e Bolsonaro (foto), embora opostos em muitos aspectos, compartilham um apreço por regimes antidemocráticos, fato incompatível com os princípios de uma sociedade liberal. O mundo enfrenta um período de recessão da democracia nesta terceira década do século 21.”
“O Dia Internacional da Democracia, instituído pelas Nações Unidas em 1997 e celebrado sempre em 15 de setembro, já foi vivido em melhores momentos. A emergência de regimes autoritários em todos os continentes e de iniciativas políticas que prometem reverter as tendências de abertura e cooperação, que pareciam seguras nos anos 1990, nos trazem à reflexão sobre a fragilidade de instituições democráticas, que necessitam mais do que de boas intenções para sobreviver.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)