Izabela Patriota na Crusoé: “A quem interessa mais um homem no STF?”
Lula não vai nomear uma mulher ou pessoa negra ao STF, muito menos uma mulher negra. E para agravar o cenário, ele deve indicar mais um paulista branco pelo simples critério de recompensar um benefício genuinamente privado, diz Izabela Patriota na Crusoé...
Lula não vai nomear uma mulher ou pessoa negra ao STF, muito menos uma mulher negra. E para agravar o cenário, ele deve indicar mais um paulista branco pelo simples critério de recompensar um benefício genuinamente privado, diz Izabela Patriota na Crusoé.
“Em diversos momentos, Lula já afirmou que se trata de uma decisão ‘sua e de foro íntimo’. Ora, não é a isso que se presta uma indicação à Corte Suprema e o presidente tem que prestar contas à sociedade e aos eleitores. O presidente não está mais uma vez escolhendo um advogado que o defenda privadamente. A um ministro ou ministra do STF cabem as análises mais caras em matéria constitucional do país. Não se trata de uma corte revisional e o presidente tem o dever de ser transparente com a sociedade brasileira.”
“É notório que o presidente Lula tem uma dívida e um sentimento de gratidão profunda (‘essa coisa tão dele que não quer repartir com ninguém’) com o advogado Cristiano Zanin, que o representou durante o seu processo na Lava Jato. Apesar de a operação ter chegado ao seu termo por questões de caráter político não relacionadas com a competência jurídica e argumentativa de Zanin, se Lula ocupa o Palácio do Planalto e goza de irrestrita liberdade, um dos fatores certamente mais relevantes é a desenvoltura jurídica de seu antigo advogado.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)