Crusoé: “Contra fatos não há narrativas”
Três fatos: Nicolás Maduro é um governante autoritário, em seu país não há imprensa livre e sua Venezuela é uma ditadura, lembra André Marsiglia, em sua coluna na Crusoé desta semana...
Três fatos: Nicolás Maduro é um governante autoritário, em seu país não há imprensa livre e sua Venezuela é uma ditadura, lembra André Marsiglia, em sua coluna na Crusoé desta semana.
“Não se trata de narrativas; são fatos. Contra fatos não há narrativas. Há argumentos. Narrativas não são fatos nem argumentos. Fatos são ocorrências concretas, evidentes. Argumentos são leituras dos fatos, não os negam, não fazem mágica com eles. Narrativas, sim, nos iludem fazendo o fato sumir de nossa mão para outro aparecer atrás de nossa orelha.”
“[…] Lula aconselhar Maduro a caprichar na narrativa de que seu regime é democrático para convencer os brasileiros não está distante das condutas que levaram seus opositores a frequentarem os inquéritos das fake news do STF (Supremo Tribunal Federal) e da AGU (Advocacia-Geral da União), nos últimos tempos.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)