Filosofia e sociologia obrigatórias derrubam notas em matemática
Estudo de pesquisadores do Ipea indica que a inclusão de filosofia e sociologia como disciplinas obrigatórias no ensino médio brasileiro em 2009 prejudicou a aprendizagem de matemática dos jovens...
Estudo de pesquisadores do Ipea indica que a inclusão de filosofia e sociologia como disciplinas obrigatórias no ensino médio brasileiro em 2009 prejudicou a aprendizagem de matemática dos jovens –principalmente os de baixa renda, informa Érica Fraga na Folha.
Segundo Thais Niquito e Adolfo Sachsida, a mudança levou as notas de jovens moradores de municípios com IDH muito baixo a caírem 11,8%, 8,8% e 7,7% em redação, matemática e linguagens, respectivamente.
O estudo comparou as notas de dois grupos de participantes do Enem de 2012: os que concluíram o ensino médio a partir de 2009 (ou seja, foram afetados pela nova lei) e os que haviam se formado três anos antes do início da obrigatoriedade das disciplinas.
Para os pesquisadores, dada a limitação de carga horária do ensino médio, a inclusão de disciplinas obrigatórias –é óbvio– reflete-se em redução no espaço das demais.
O Antagonista acredita que as escolas brasileiras vão continuar formando muitos “cidadãos questionadores”. Que eles saiam de lá sem aprender operações matemáticas básicas é apenas um detalhe.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)