Arcabouço fica para amanhã (de novo) e ativos nacionais caem
O Ibovespa, principal indicador do mercado acionário nacional, encerrou a segunda-feira em baixa de 0,25% aos 106 mil pontos, com queda de Vale e empresas de petróleo...
O Ibovespa, principal indicador do mercado acionário nacional, encerrou a segunda-feira em baixa de 0,27% ao 105,9 mil pontos, com queda de Vale e empresas de petróleo. O mercado reagiu também ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) apresentado no início da noite de sexta-feira.
Apesar de as estimativas de receitas estarem calcadas em medidas futuras e as de despesas não estarem ajustadas à realidade esperada pelo próprio Ministério do Planejamento e Orçamento (visto que a ministra Simone Tebet garantiu que, embora não contemplado no texto o salário mínimo terá aumento real, por exemplo), os investidores parecem estar otimistas.
A curva de juros futuros continuou a ceder na ponta longa, enquanto os vencimentos mais curtos ainda sobem com a perspectiva de Selic alta por mais tempo para controlar a inflação.
Além disso, o mercado ainda aguarda a apresentação do texto do arcabouço fiscal prometido para esta segunda, mas adiado mais uma vez. De acordo com o ministro da Fazenda Fernando Haddad, eram necessário pequenos ajustes. A expectativa agora é que os detalhes da nova regra sejam apresentados ao Congresso Nacional amanhã.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)