Ivan Sant’Anna na Crusoé: Viagem ao mundo dos futuros
Tal como acontece todos os meses, esta semana fiz uma viagem pelos mercados mundiais, para tentar enxergar oportunidades. Sempre há uma ou outra novidade...
Tal como acontece todos os meses, esta semana fiz uma viagem pelos mercados mundiais, para tentar enxergar oportunidades. Sempre há uma ou outra novidade.
Comecemos pelo dólar, que está caindo frente a outras moedas fortes, principalmente o euro e o franco suíço. A explicação para esse movimento é óbvia. Enquanto Jerome Powell, chairman do Federal Reserve Bank (FED – Banco da Reserva Federal dos Estados Unidos), hesita entre os medos de inflação, recessão e quebradeira de bancos, no outro lado do Atlântico Norte, Christine Lagarde, sua equivalente no BCE (Banco Central Europeu), vem aumentando a taxa básica de juros sem dó nem piedade, temendo, com razão, uma alta ainda maior da inflação nos países do Velho Continente. Como o franco suíço é mais ou menos atrelado ao euro, o acompanha na alta.
Outro mercado que está se sobressaindo é o de metais preciosos. Cotado acima dos 2 mil dólares pela primeira vez na história, o preço do ouro está se beneficiando do cenário de taxas de juros negativas em grande parte do mundo. A prata acompanha o ouro, embora, ao contrário deste, ainda esteja longe de sua máxima histórica, alcançada em 2011. É bom lembrar que o ouro é a commodity antidólar.
Cotado a US$ 2.879,00 por tonelada métrica na ICE (Intercontinental Exchange), em Nova York, o cacau está testando as máximas de 2020. As razões para isso são aumento de consumo concomitante com queda na produção. É bom lembrar que o cacau é uma commodity de ciclos prolongados, tanto nas lavouras como nos preços futuros, já que uma coisa tem a ver com a outra. Uma vez plantado, o cacaueiro demora até três anos para dar os primeiros frutos.
Não é como a…
Leia mais: Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)