Lula se reúne com Xi Jinping em Pequim
Os presidentes de Brasil e China, Lula e Xi Jinping, se reúnem nesta sexta-feira (14) para assinar 15 acordos de cooperação, entre eles a prorrogação de um programa de satélites. A viagem é interpretada pelo petista como trampolim para...
Os presidentes de Brasil e China, Lula e Xi Jinping, se reúnem nesta sexta-feira (14) para assinar 15 acordos de cooperação, entre eles a prorrogação de um programa de satélites. A viagem é interpretada pelo petista como trampolim para a projeção internacional de seu governo e, por isso, sua pauta em território chinês envolve também conversas sobre um plano de paz para a guerra na Ucrânia e a busca de alternativas ao dólar como moeda para transações comerciais.
Autoridades ucranianas se manifestaram nesta semana contra a possibilidade de desistir da Crimeia, tomada em 2014 pelos russos — a cessão da península anexada por Moscou está entre as propostas do plano de Lula. Ontem, durante a cerimônia de posse de Dilma Rousseff no banco dos Brics, Lula discursou contra o uso do dólar como moeda internacional, um dia depois de China e Brasil fecharem sua primeira transação sem a referência americana.
Entre os acordos e memorandos assinados nesta sexta estão quatro na área de mídia e comunicação, Um dos memorandos de entendimento trata da “cooperação em informação e comunicações”. Também há um acordo de coprodução televisiva, um memorando de entendimento “entre Grupo de Mídia da China e Secretaria de Relações Institucionais do Brasil” e um acordo de cooperação entre a agência de notícias Xinhua e a EBC (Empresa Brasil de Comunicação).
“Queremos que a relação Brasil-China transcenda a questão comercial”, disse Lula ao discursar após a cerimônia de recepção.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)