Carlos Graieb, na Crusoé: “Lula quer impor o atraso na base da canetada”
Em 2020, quando o Marco do Saneamento tramitou no Congresso, o PT o combateu – e perdeu, lembra Carlos Graieb, em artigo aberto para não assinantes na Crusoé...
Em 2020, quando o Marco do Saneamento tramitou no Congresso, o PT o combateu – e perdeu, lembra Carlos Graieb, em artigo aberto para não assinantes na Crusoé.
“Agora na presidência, Lula e o partido lançam mão de um decreto para invalidar a principal inovação do Marco: a obrigação de que contratos de saneamento sejam submetidos a um processo de licitação, permitindo que empresas privadas compitam com as estatais desse setor. Derrotado pela via democrática, o PT procura impor um retrocesso ao país na base da canetada.”
“Nesta semana, depois de assinar o decreto, Lula disse que é preciso dar um ‘crédito de confiança’ às estatais de água e esgoto. Esse crédito foi dado na década de 1970, quando o modelo vigente no Brasil até 2020 começou a ser implementado.”
“O resultado é que 104 milhões de brasileiros, praticamente metade da população, não têm acesso à coleta de esgoto, enquanto 35 milhões são privados de água potável. Vivem em circunstâncias medievais. O que mais é necessário para provar que o Brasil fracassou na tarefa de prover saneamento e está obrigado a buscar soluções novas?”
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)