A terceira lição para analisar o governo Lula
Em seu artigo semanal na Crusoé, o analista político Leonardo Barreto escreve o terceiro texto que procura organizar um marco analítico do governo Lula....
Em seu artigo semanal na Crusoé, o analista político Leonardo Barreto escreve o terceiro texto que procura organizar um marco analítico do governo Lula.
“A busca das oportunidades e dos limites é o que faz a análise de conjuntura. No caso de avaliar o governo Lula, trata-se de saber o quanto eventos domésticos e internacionais são compatíveis ou não com os objetivos políticos do governo e o que recomendam em termos de ação política. A partir daí,é possível formar um juízo aplicado do que está por vir e das perspectivas para a economia e para a democracia brasileira, nosso objetivo de sempre (…).
Dentro de casa, Lula vive uma situação inesperada para o PT, mas previsível para observadores neutros, que é a falta de confiança nas fórmulas políticas e econômicas aplicadas pelo governo. A repetição de discursos e medidas que deram resultados ruins no passado mostra que o partido não fez o dever de casa de refletir sobre sua trajetória, acredita na narrativa de que Dilma Rousseff só não acertou porque sofreu um ‘golpe parlamentar’ e enxerga a eleição de Lula como um “direito ao esquecimento” e um salvo-conduto para comandar a economia com liberdade.”
Leia aqui a íntegra do artigo. Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)