A primeira lição para entender o governo Lula
Em seu artigo semanal na Crusoé, o analista político Leonardo Barreto escreve o primeiro de três textos que procuram organizar um marco analítico do...
Em seu artigo semanal na Crusoé, o analista político Leonardo Barreto escreve o primeiro de três textos que procuram organizar um marco analítico do governo Lula.
“Nesse sentido, a primeira lição para entender o governo Lula é saber que (i) o Estado buscará ampliar seu leque de atuação; (ii) tentará organizar e coordenar todos os foros de formação de opinião pública possíveis; (iii) promoverá uma constante tensão orçamentária; (iv) terá forte discurso popular com ampliação de beneficiários de políticas públicas; (v) privilegiará políticas redistributivas, possivelmente a partir de aumento da arrecadação justificada socialmente e (vi) buscará aumentar a gestão partidária de áreas da administração pública, área em que interesses convergem com setores tradicionais da política brasileira.
Na economia, é de se esperar que recursos estatais sejam disponibilizados para atividades econômicas, além da ação governamental para planejar estratégias de crescimento e alocação de recursos. Para quem acredita que a ação do governo nunca será superior, em termos de eficiência, às decisões dos privados, trata-se de uma má notícia.”
Leia aqui o artigo completo. Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)