Crusoé: “Ódio aos colunistas de opinião”
Uma recente pesquisa do Reuters Institute mostrou que apenas 28% dos brasileiros que consomem jornalismo estão preocupados com fatos, diz André Marsiglia Santos, na Crusoé desta semana...
Uma recente pesquisa do Reuters Institute mostrou que apenas 28% dos brasileiros que consomem jornalismo estão preocupados com fatos, diz André Marsiglia Santos, na Crusoé desta semana.
“Os demais preferem opinião. Escrevo colunas na imprensa há algum tempo e tenho a nítida sensação de que o jornalismo de opinião não proporciona no debate público toda essa reflexão noticiada pela pesquisa. Uma boa parte das pessoas ama ou odeia tudo que o colunista escreve, sem meio-termo, deixando a sensação clara de que o texto nem sequer foi lido – ao menos como devia.”
“Posso escrever a maior besteira do mundo e uns me acolherão com um sorriso no rosto e posso escrever algo digno dos deuses da literatura grega e outros me recepcionarão com cusparadas. No mês seguinte, se eu reler meu texto e o reescrever no sentido exatamente contrário, o sorriso e a cusparada dos mesmos leitores estarão me aguardando. Não sei explicar o fenômeno. Talvez a falta de tempo do mundo moderno aproxime demais alguns leitores dos colunistas; é mais prático alguém já ter analisado os fatos do dia para você, iluminando a direção do que deve ser pensado.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)