Ruy Goiaba na Crusoé: “Vamos brincar de índex”
Na mais recente edição de Crusoé, que está no ar desde sexta-feira (10), Ruy Goiaba (foto) comenta mais uma tentativa de colocar uma palavra no índex —desta vez "tabajara", usada por Alexandre de Moraes para descrever uma suposta tentativa de golpe...
Na mais recente edição de Crusoé, que está no ar desde sexta-feira (10), Ruy Goiaba (foto) comenta mais uma tentativa de colocar uma palavra no índex —desta vez “tabajara”, usada por Alexandre de Moraes para descrever uma suposta tentativa de golpe.
“(…) Sendo a internet o que é, tinha de aparecer alguém para problematizar a fala do Xandão (…). Logo apareceu no Twitter um escritor para dizer que não se pode usar a palavra (sim, um escritor colocando palavras no índex), porque um tabajara é um indígena e é preciso respeitá-los. Curiosamente, quem procurar a origem da palavra vai encontrar o tupi antigo “tobaiara”, que significa “inimigos”; ou seja, ao que parece, não era autodenominação, mas o modo como esse povo indígena era chamado por grupos rivais. Pena que essas considerações, em geral, não passem pela cabeça dos novos censores; alguns preferem ignorar etimologias reais e aderir a outras fantasiosas, como a de ‘criado-mudo’”.
LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo e o humorismo independentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)