Leonardo Barreto, na Crusoé: “A egocracia de Lula”
Em seu artigo para a Revista Crusoé de sexta-feira (10), Leonardo Barreto comenta sobre como o ego de Lula (PT) move o atual governo...
Em seu artigo para a Revista Crusoé de sexta-feira (10), Leonardo Barreto comenta sobre como o ego de Lula (PT) move o atual governo.
Na política, a vida também imita a arte. E essa introdução é um convite para analisar Lula como um personagem ou como “uma ideia”, como ele mesmo se intitulou no discurso que fez pouco antes de ser preso, em 2018. Mas, nem de longe pode-se dizer que este é um exercício apenas metafórico. Nada disso, tem-se à frente um objetivo prático, isto é, entender por que Lula se comporta da maneira que vem agindo e, claro, suas consequências para o país.
Lula demonstra ter grande pressa e não saber lidar com limites institucionais. Está pressionado pelo curto prazo autoimposto – de apenas quatro anos se não tentar a reeleição –, que vem do objetivo latente, mas bem visível, de querer superar o governo de Jair Bolsonaro em todos os aspectos desde o início, de onde deriva sua pouca paciência para negociar a construção de uma base, de recorrer ao STF para resolver o problema do Orçamento e dos recursos para o Bolsa Família e de privilegiar o incentivo ao consumo e a energizar a economia com obras públicas.
Todas essas características, no entanto, contrariam…
Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)