Judiciário prepara primeiras sessões do ano
Tanto o Supremo Tribunal Federal (STF) quanto o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já agendaram, para o 1º de fevereiro, as tradicionais cerimônias de abertura do ano no Poder Judiciário...
Tanto o Supremo Tribunal Federal (STF) quanto o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já agendaram, para o 1º de fevereiro, as tradicionais cerimônias de abertura do ano no Poder Judiciário. Ao STF cabe a primeira cerimônia, às 10h, enquanto o STJ agendou a sua para as 14h.
Marcada para daqui a 13 dias, a cerimônia do STF é uma corrida contra o relógio, já que técnicos e servidores lutam para consertar os estragos da invasão golpista de bolsonaristas do último dia 8 de janeiro (foto). A restauração, apontou a Suprema Corte, “é obra prioritária no STF, apesar do início das ações também nos outros andares do edifício-sede.”
A cerimônia, em si, não tem grandes casos em julgamento, mas deve ter o peso simbólico das mensagens do Judiciário contra os ataques à democracia do início deste mês.
O evento, ao contrário dos últimos anos, deve contar ainda com a presença dos presidentes de outros Poderes, como Lula, Rodrigo Pacheco (Senado) e Arthur Lira (Câmara).
A cerimônia do STJ ocorre com uma sessão da Corte Especial, na qual novos discursos em defesa da democracia devem ocorrer. O tribunal não sofreu ataques físicos no 8 de janeiro.
À noite, tradicionalmente às 19h, ocorre a cerimônia de abertura do ano no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A corte eleitoral é comandada pelo ministro Alexandre de Moraes — o principal responsável por julgar os extremistas bolsonaristas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)