Alerta: Consumo interno e exportações caíram por causa das eleições?
Vídeo com quase um milhão de visualizações no TikTok carece de dados e desconsidera o contexto econômico para afirmar que o consumo interno e as exportações caíram no Brasil por causa do resultado das eleições presidenciais...
Vídeo com quase um milhão de visualizações no TikTok carece de dados e desconsidera o contexto econômico para afirmar que o consumo interno e as exportações caíram no Brasil por causa do resultado das eleições presidenciais.
O narrador afirma estar no pátio de uma empresa de cerâmica rodeado de estoque não vendido, devido à suposta queda no consumo interno e nas exportações. O vídeo foi publicado no dia 17 de novembro, mas, até esta quinta-feira (1º), não há dados consolidados sobre o consumo interno nem as exportações após as eleições.
De fato, a queda de confiança no mercado financeiro após o pleito afeta indiretamente o consumo interno e as exportações. Entretanto, há também outros fatores, não relacionados com a eleição, que levam à expectativa de desaceleração da economia no final do ano, como mostra o PIB do terceiro trimestre.
Entre eles, estão o aumento da taxa de juros e o esgotamento de estímulos econômicos, como liberação de saques do FGTS e antecipação do 13º para beneficiários do INCC.
Clique abaixo para acessar o vídeo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)