17.11.2022
“Lula é o protagonista desta COP”, diz a ativista indígena Txai Suruí
A ativista indígena Txai Suruí afirmou nesta quinta-feira (17), durante debate ao Meio-Dia em Brasília, que o presidente eleito Lula é o “grande protagonista” da 27ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP27)...
A ativista indígena Txai Suruí afirmou nesta quinta-feira (17), durante debate ao Meio-Dia em Brasília, que o presidente eleito Lula é o “grande protagonista” da 27ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP27).
“Estava todo mundo ansioso pela chegada dele. Não só os povos originários, mas todos os líderes globais presentes na COP queriam conversar com o Lula, estavam ansiosos pela chegada dele. Parece que ele já é o presidente mesmo”, disse.
Lula já deixou bem claro que vai mudar o rumo da política ambiental brasileira. Seu governo também montou um grupo de trabalho que deve dar origem a um Ministério dos Povos Originários, uma de suas promessas e campanha. Nesta quinta, o petista discursou para lideranças indígenas COP27.
“Eu, como indígena, acredito que teremos que fazer um ministério para ficar. Para que daqui a quatro anos, independente do governo que assuma, esse ministério não consiga ser desmantelado”, disse Txai, que um dos destaques da COP26, realizada no ano passado, em Glasgow.
O debate do Meio-Dia em Brasília contou ainda com a participação do deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), que também avalia como positiva a criação do Ministério dos Povos Originários. “O governo acerta quando cria a estrutura que dê atenção a eles e que seja capaz de fazer uma grande pacificação”, disse.
Assista: