Lula se prepara para ‘posse antecipada’ no Egito
O presidente eleito do Brasil, Lula (foto), participará da 27ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas em Sharm el Sheik, no Egito, nos dias 17 e 18 de novembro, lembra a Crusoé....
O presidente eleito do Brasil, Lula (foto), participará da 27ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas em Sharm el Sheik, no Egito, nos dias 17 e 18 de novembro, lembra a Crusoé. Mas, ao contrário das corriqueiras viagens internacionais de presidentes eleitos, esta deverá ganhar um significado maior.
“Desde o final do século XIX, presidentes eleitos do Brasil têm aproveitado as semanas antes da posse para uma ‘diplomacia da transição’. Em 1985, Tancredo Neves, eleito de maneira indireta, foi para Estados Unidos, Itália e Portugal. Em 1989, Fernando Collor passou um mês em uma turnê internacional, passando por doze países. Em 2002, Lula foi para a Argentina conversar com o presidente Eduardo Duhalde e depois visitou George W. Bush na Casa Branca, nos Estados Unidos.”
“Desta vez, porém, a viagem deve ganhar a dimensão de uma posse antecipada, com Lula assumindo um lugar que deveria ser do atual presidente. ‘Bolsonaro abriu mão de exercer um protagonismo no exterior. Como não existe vácuo de poder, Lula ocupará com naturalidade esse espaço. […] No âmbito da política externa, será uma antecipação da posse’, diz Márcio Coimbra, cientista político da Fundação da Liberdade Econômica.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)