Fake: portal O Globo teve acesso ao resultado da eleição
Publicações nas redes dizem que O Globo tem acesso a dados do TSE e, por falha, os deixaram visíveis no portal, onde infográficos exibiam o candidato Lula eleito com 51,2% dos votos. Em nota, o jornal esclareceu que os dados eram hipotéticos e foram gerados para testar o sistema do mapa de apuração...
Publicações nas redes dizem que O Globo tem acesso a dados do TSE e, por falha, os deixaram visíveis no portal, onde infográficos exibiam o candidato Lula eleito com 51,2% dos votos. Em nota, o jornal esclareceu que os dados eram hipotéticos e foram gerados para testar o sistema do mapa de apuração.
“Antes das eleições, no entanto, a área de tecnologia do jornal precisa realizar testes que assegurem que o sistema funcione a contento no dia da eleição. Para isso, dados são inseridos para verificar se o sistema está funcionando. No entanto, eles não deveriam ser exibidos publicamente, o que, infelizmente, ocorreu. O GLOBO pede desculpas pelo erro”, explicou o jornal. O link com os dados foi tirado do ar após a divulgação.
Veja abaixo post do comentarista Rodrigo Constantino no Twitter, compartilhado por Eduardo Bolsonaro, filho do presidente:
Entenda a classificação:
Real: notícias e informações quem podem ser verificadas com documentos ou dados concretos e ostensivos
Fake: notícias ou informações, normalmente inventadas, que não correspondem a fatos e dados conhecidos
Alerta: notícias ou informações com conteúdo parcialmente verdadeiro, mas normalmente manipulado, ou sem possibilidade de comprovação por dados concretos
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)