Vinte por cento dos deputados negros eleitos mudaram declaração de raça no TSE
Dos 135 candidatos negros que conseguiram vagas na Câmara dos Deputados nas eleições deste ano, 27 não se declararam assim na disputa de 2018...
Dos 135 candidatos negros que conseguiram vagas na Câmara dos Deputados nas eleições deste ano, 27 não se declararam assim na disputa de 2018. O número corresponde a 20% do total. Destes, 14 se declararam como não negros em ao pelo menos mais uma eleição: 2014, 2016 ou 2020.
O Republicanos e a União Brasil, por exemplo, tiveram cinco mudanças nesse sentido, seguidos por PP e PL, com quatro. Um dos casos que se destacou nessas eleições foi o de ACM Neto (União Brasil ), candidato a governador da Bahia, que se declarou como pardo. Ao aparecer bronzeado na campanha, circularam boatos nas redes de que ele havia feito bronzeamento artificial. Ele negou.
Atualmente, há a reserva de verbas do Fundo Eleitoral para candidatos negros de maneira proporcional ao número de candidatos com essa raça lançados pelo partido. Além disso, neste ano, votos em negros e mulheres terão valor dobrado na divisão do Fundo Eleitoral de 2022.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)