Em número de votos para a Câmara, tucanos perderam até para o PSOL
Os 13 deputados eleitos pelo PSDB receberam, nas eleições deste domingo (2), menos da metade dos votos dos 12 deputados eleitos pelo PSOL. Dados preliminares da Justiça Eleitoral mostram...
Os 13 deputados eleitos pelo PSDB receberam, nas eleições deste domingo (2), menos da metade dos votos dos 12 deputados eleitos pelo PSOL.
Dados preliminares da Justiça Eleitoral mostram que os novos parlamentares da legenda de esquerda receberam 2,66 milhões de votos, contra 1,24 milhão dos tucanos.
O partido do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não emplacou puxadores de votos para sua campanha deste ano — Joice Hasselmann, eleita com mais de 1 milhão de votos em 2018, perdeu quase 99% dos seus votos desta vez.
O deputado mais votado, Paulo Alexandre Barbosa (SP), teve 170 mil votos. Outros nomes eleitos pelo partido vieram de estados com colégios menores, como Goiás e Mato Grosso do Sul.
O sucesso do PSOL se deve também à candidatura de Guilherme Boulos (PSOL-SP). Ela, sozinha, teve em torno de 1 milhão de votos. Boulos levou para a Câmara outros quatro parlamentares com votações expressivas, entre 113 mil e 256 mil votos.
O PSDB, que chegou ao segundo turno em quatro eleições seguidas até 2014, viu sua bancada diminuir gradativamente desde então. Na eleição deste ano, o partido perdeu 9 cadeiras, passando de 22 para 13 deputados. Quando a nova legislatura tomar posse, os tucanos serão a 10ª bancada da Casa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)