TSE quer rapidez na retirada de conteúdos da internet no dia da eleição
O Tribunal Superior Eleitoral (foto) reuniu-se com as principais redes sociais nesta sexta-feira (30) e pediu a elas rapidez para derrubar conteúdos que incluam desinformação e incitação à violência neste domingo (2), dia do primeiro turno das eleições...
O Tribunal Superior Eleitoral (foto) reuniu-se com as principais redes sociais nesta sexta-feira (30) e pediu a elas rapidez para derrubar conteúdos que incluam desinformação e incitação à violência neste domingo (2), dia do primeiro turno das eleições, informa a Folha.
“Foi solicitado que as plataformas removam imediatamente publicações com chamadas a rupturas institucionais e à violência diante da sensibilidade do dia. Em alguns casos, as empresas teriam que esperar 30 minutos para uma checagem, por exemplo, e a sugestão é que, a depender da gravidade, opte-se rapidamente pela segurança do pleito”, escreve o jornal paulistano.
Estiveram presentes à reunião representantes da Meta (dona do Facebook e do Instagram), Google (dona do YouTube), TikTok e Telegram, entre outras redes. O tribunal apresentou às “big techs” possíveis cenários de crise eleitoral que requereriam exclusão rápida de conteúdo.
Também foram citadas como preocupações do TSE incitação a intervenções, contestações infundadas sobre resultados, disseminação de conteúdos mentirosos sobre o código-fonte, o transporte e o processo de apuração das urnas e episódios mais graves de violência.
Segundo um técnico da corte eleitoral ouvido pela Folha, o desenho dos cenários de risco não se baseou em nenhuma situação específica que o TSE tenha detectado, mas na cobertura de casos de violência pela imprensa e em comentários de especialistas.
“O receio de que haja algum episódio semelhante à invasão do Capitólio nos Estados Unidos em janeiro de 2021 já foi considerado por quem discute o tema. Após aquele episódio, Twitter e Facebook baniram Donald Trump das redes sociais”, escreve o jornal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)