Eleições presidenciais acontecem sob possibilidade de encerramento já no 1º turno
Após uma das campanhas mais aguerridas no país desde a redemocratização, as eleições presidenciais chegam ao seu 1º turno com chances de serem encerradas já neste domingo. Segundo tradicionais institutos de pesquisa, o ex-presidente Lula tem chances de liquidar a fatura hoje...
Após uma das campanhas mais aguerridas no país desde a redemocratização, as eleições presidenciais chegam ao seu 1º turno com chances de serem encerradas já neste domingo.
Segundo tradicionais institutos de pesquisa, o ex-presidente Lula tem chances de liquidar a fatura hoje. O último Datafolha mostrava Lula com 50% dos votos válidos contra 36% de Bolsonaro; já o Ipec (ex-Ibope) colocou o petista com 51% contra 37% do atual presidente da República.
Outros institutos, como o Paraná Pesquisas, porém, previram uma disputa acirrada (43,9% x 37,3%), apontando para um segundo turno. O que mais preocupa o comitê da campanha lulista é o voto envergonhado: 35%, segundo o mesmo Datafolha.
A possibilidade de ocorrência ou não de segundo turno vai depender também da abstenção — em 2018, foi de 20%; no ano passado, alcançou 29% —, que tende a prejudicar mais Lula.
O apoio ao ex-presidente ao longo da última semana teria sido impulsionado principalmente pela campanha do “voto útil”, que parece ter tirado pontos de Ciro Gomes, hoje tecnicamente empatado com Simone Tebet. A emedebista também se beneficiou da exposição nos debates na TV. Nenhum dos dois, porém, conseguiu romper a polarização entre os líderes, que intensificaram os ataques mútuos na reta final.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)