Lei da Ficha Limpa: Justiça Eleitoral barra 158 candidaturas
Cerca de 1,8 mil pessoas que pretendiam participar das eleições deste tiveram suas candidaturas indeferidas. Ao todo, 158 se enquadraram na Lei da Ficha Limpa...
Cerca de 1,8 mil pessoas que pretendiam participar das eleições deste tiveram suas candidaturas indeferidas. Ao todo, 158 se enquadraram na Lei da Ficha Limpa, como foi o caso do deputado Daniel Silveira (PTB) e dos ex-governadores do Rio Wilson Witzel (PMB) e do DF Agnelo Queiroz (PT). O prazo para julgamento dos registros de candidaturas pela Justiça Eleitoral terminou na última segunda-feira (12).
A lei, que foi promulgada em 2010, não permite que políticos condenados em processos criminais em 2ª instância concorram a cargos públicos por 8 anos. A medida também é válida para quem teve mandato cassado ou contas rejeitadas por irregularidades que caracterizem improbidade administrativa.
A União Brasil e o MDB são os partidos que tiveram maior número de candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa: 14. O Solidariedade aparece na sequência, com 11 candidaturas indeferidas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)