OMS: é improvável que surto de varíola dos macacos se torne pandemia
A OMS não acredita que o surto de varíola dos macacos fora da África se torne uma pandemia, afirmou uma autoridade da organização hoje, acrescentando que ainda não está claro se pessoas infectadas que não apresentam sintomas podem transmitir a doença...
A OMS não acredita que o surto de varíola dos macacos fora da África se torne uma pandemia, afirmou uma autoridade da organização hoje, acrescentando que ainda não está claro se pessoas infectadas que não apresentam sintomas podem transmitir a doença.
O balanço divulgado pela OMS ontem aponta que já foram confirmados 257 casos em 20 países fora da África, até o dia 26 de maio. Outros 120 casos suspeitos estão sendo investigados. Nenhuma morte foi relatada.
Questionada se a varíola dos macacos tem potencial para se tornar uma pandemia, Rosamund Lewis, líder técnica para varíola do Programa de Emergências em Saúde da OMS, disse: “Não sabemos, mas não pensamos assim”. “No momento, não estamos preocupados com uma pandemia global”, prosseguiu
Segundo O Globo, a entidade está analisando se surto deve ser classificado como uma “potencial emergência de saúde pública de interesse internacional” ou PHEIC. Caso isso ocorra, a medida acelerará o financiamento de pesquisas e medidas para conter a doença.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)