Ipespe/XP: distância entre Lula e Bolsonaro se estabiliza
Nova pesquisa Ipespe/XP, divulgada hoje, confirma leve tendência de crescimento de Jair Bolsonaro, dentro da margem de erro. As intenções de voto no presidente da República subiram de 31% para 32%, reduzindo a 12 pontos percentuais a distância em relação a Lula, que manteve os 44%...
Nova pesquisa Ipespe/XP, divulgada hoje, confirma leve tendência de crescimento de Jair Bolsonaro, dentro da margem de erro. As intenções de voto no presidente da República subiram de 31% para 32%, reduzindo a 12 pontos percentuais a distância em relação a Lula, que manteve os 44%.
Não houve alterações em relação a Ciro Gomes (8%), João Doria (3%), André Janones (2%) e Simone Tebet (1%). Os demais postulantes não pontuaram.
No cenário espontâneo, o ex-presidente Lula avançou um ponto e foi a 39%, seu maior patamar desde o início da série histórica, enquanto Bolsonaro se manteve com 29%. Nas simulações de segundo turno, Lula permanece à frente de Bolsonaro, com 54% a 35%.
A avaliação positiva (ótimo e bom) do governo também subiu de 31% para 32%, enquanto a negativa (ruim e péssimo) caiu de 52% para 51%. A rejeição a Bolsonaro recuou de 60% para 59%.
O levantamento reforçou ainda a temática econômica como a mais importante para o eleitor. A inflação é hoje o problema mais relevante para 26%. Somados, os itens econômicos representam a principal preocupação de 49% da população. Apesar do cenário, oscilou para cima a parcela do eleitorado que vê a economia no caminho certo, de 32% para 33%.
Foram realizadas 1.000 entrevistas, nos dias 9, 10 e 11 de maio. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)