“A Operação Mãos Limpas deixou a Itália melhor”
Os inimigos da Lava Jato tentam confundir o público, dizendo que a Operação Mãos Limpas, fonte de inspiração de Sérgio Moro e dos procuradores de Curitiba, não contribuiu para mudar a Itália para melhor. O psicanalista e escritor italiano Contardo Calligaris, em entrevista ao Valor, diz exatamente o contrário. Leia o seguinte trecho...
Os inimigos da Lava Jato tentam confundir o público, dizendo que a Operação Mãos Limpas, fonte de inspiração de Sérgio Moro e dos procuradores de Curitiba, não contribuiu para mudar a Itália para melhor.
O psicanalista e escritor italiano Contardo Calligaris, em entrevista ao Valor, afirma exatamente o contrário.
Leia o seguinte trecho:
Valor: Qual é sua expectativa sobre a Operação Lava-Jato?
Calligaris: Todo mundo me pergunta se a Operação Mãos Limpas na Itália resolveu. Mudou muita coisa. Provocou a reestruturação completa dos partidos políticos. Alguns sumiram em função das denúncias de corrupção. Será que todos os políticos corruptos foram punidos? Certamente não. Será que não existe mais corrupção na Itália hoje? Certamente não, assim como a Máfia continua. Mas, mesmo assim, não é a mesma Itália. Está melhor. Depois das Mãos Limpas, [Silvio] Berlusconi subiu ao poder. Muita gente compara com o conservadorismo em ascensão no Brasil. Mas nunca foi uma ascensão conservadora do ponto de vista dos costumes como acontece no Brasil. Berlusconi era representante do neoliberalismo selvagem, mas a classe política resistiu e hoje existe um debate saudável na Itália que pode te deixar irritado, mas existe de verdade. Os políticos italianos circulam pela rua e não são vaiados e nem sofrem violência, mesmo quando são de oposição. Existe um dialogo político até na imprensa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)