Papa Bento XVI pede perdão em carta; leia a íntegra Papa Bento XVI pede perdão em carta; leia a íntegra
O Antagonista

Bento XVI pede perdão; leia a íntegra da carta

avatar
Redação O Antagonista
8 minutos de leitura 08.02.2022 12:30 comentários
Mundo

Bento XVI pede perdão; leia a íntegra da carta

Em meio a acusações de que teria acobertado casos de pedofilia, na década de 1980, quando era arcebispo de Munique, o papa emérito Bento XVI divulgou uma carta em que pede perdão por "abusos" e "erros" do clero católico. O texto, divulgado hoje no site do Vaticano em oito línguas diferentes, é datado de 6 de fevereiro...

avatar
Redação O Antagonista
8 minutos de leitura 08.02.2022 12:30 comentários 0
Bento XVI pede perdão; leia a íntegra da carta
Foto: Vatican News

Em meio a acusações de que teria acobertado casos de pedofilia, na década de 1980, quando era arcebispo de Munique, o papa emérito Bento XVI divulgou uma carta em que pede perdão por “abusos” e “erros” do clero católico.

O texto, divulgado hoje no site do Vaticano em oito línguas diferentes, é datado de 6 de fevereiro.

Bento XVI renunciou ao papado em fevereiro de 2013, abrindo espaço para o conclave que elegeu o papa Francisco. Como papa emérito, ele continua vivendo no Vaticano, no mosteiro Mater Ecclesiae.

No mês passado, um relatório independente sobre quatro casos de abusos sexuais praticados por padres envolvendo menores de idade em Munique, na Alemanha, afirmou que o então chefe da Igreja Católica local, arcebispo Joseph Ratzinger, não teria iniciado qualquer processo interno de investigação à época.

Na carta divulgada hoje, o papa mérito se recorda de suas viagens apostólicas nas quais se encontrou com vítimas de abusos sexuais por parte de sacerdotes.

“Observei nos olhos [das vítimas] as consequências de uma tão grande culpa e aprendi a compreender que nós mesmos somos arrastados por esta tão grande culpa quando a negligenciamos ou não a enfrentamos com a necessária decisão e responsabilidade, como aconteceu e acontece com muita frequência.”

Em seguida, ao pedir perdão, ele fala em “profunda vergonha” e “grande dor”.

“Mais uma vez posso apenas expressar a todas as vítimas de abusos sexuais a minha profunda vergonha, a minha grande dor e o meu sincero pedido de perdão. Tive grandes responsabilidades na Igreja Católica. Tanto maior é a minha dor pelos abusos e os erros que se verificaram durante o tempo do meu mandato nos respetivos lugares. Cada caso de abuso sexual é terrível e irreparável. Para as vítimas de abusos sexuais, vai a minha profunda compaixão e lamento cada um dos casos.”

No fim da carta, Bento XVI, que está com 94 anos, diz que “em breve” se encontrará “perante o último Juiz” da vida dele. E acrescenta que ser cristão permite a ele “atravessar com confiança a porta escura da morte”.

“Em breve me encontrarei perante o último Juiz da minha vida. Embora ao olhar retrospectivamente a minha longa vida possa ter tantos motivos de susto e medo, todavia estou com o coração feliz porque confio firmemente que o Senhor não é só justo juiz, mas simultaneamente é o amigo e o irmão que já padeceu, Ele mesmo, as minhas deficiências e, consequentemente, ao mesmo tempo é juiz e meu advogado.”

Bento XVI também afirma, no texto, que o papa Francisco expressou a ele pessoalmente “confiança, apoio e oração” em meio às acusações recentes. 

Leia a íntegra da carta de Bento XVI:

“Prezadas irmãs e prezados irmãos!

Na sequência da apresentação do relatório sobre os abusos na Arquidiocese de München e Freising em 20 de janeiro de 2022, sinto necessidade de dirigir a todos vós uma palavra pessoal. De fato, embora me tenha sido concedido ser arcebispo de München e Freising pouco menos de cinco anos, perdura no meu íntimo a profunda pertença à Arquidiocese de München como minha pátria.

Quero, antes de mais nada, expressar uma palavra de cordial agradecimento. Nestes dias de exame de consciência e reflexão, pude experimentar tanto encorajamento, tanta amizade e tantos sinais de confiança como nunca teria podido imaginar. De modo particular, quero agradecer ao pequeno grupo de amigos que abnegadamente compilou por mim o pró-memória pessoal de 82 páginas para o escritório de advocacia de München, que eu não poderia ter escrito sozinho. Além das respostas às perguntas que me foram colocadas pelo escritório de advocacia, havia ainda a leitura e análise de quase 8.000 páginas de atos em formato digital. Depois, estes colaboradores ajudaram-me a estudar e analisar a perícia de quase 2.000 páginas. O resultado será publicado sucessivamente em apêndice à minha carta.

No trabalho gigantesco destes dias para elaborar a tomada de posição, verificou-se um lapso a propósito da minha participação na reunião do Ordinariato de 15 de janeiro de 1980. Este erro, que infelizmente ocorreu, não foi intencional e espero seja desculpável. Já providenciei para que o arcebispo Gänswein informasse disso mesmo no comunicado à imprensa de 24 de janeiro de 2022. Isto em nada diminui o cuidado e a dedicação que foram e são um imperativo absoluto óbvio para aqueles amigos. Tocou-me profundamente que a distração tivesse sido utilizada para pôr em dúvida a minha veridicidade e até mesmo para me fazer aparecer como mentiroso. Mais ainda, porém, me comoveram as variadas expressões de confiança, os testemunhos cordiais e as calorosas cartas de encorajamento que recebi de tantas pessoas. Sinto-me particularmente agradecido pela confiança, o apoio e a oração que o Papa Francisco me expressou pessoalmente. Por fim quero agradecer à pequena família no Mosteiro Mater Ecclesiae, cuja comunhão de vida tanto nas horas felizes como nas difíceis me dá aquela solidez interior que me sustenta.

Às palavras de gratidão segue-se agora necessariamente também uma confissão. Impressiona-me cada vez mais fortemente que, dia após dia, a Igreja coloque no início da celebração da Santa Missa – na qual o Senhor nos dá a sua Palavra e a Si mesmo – a confissão da nossa culpa e o pedido de perdão. Publicamente suplicamos ao Deus vivo que perdoe a nossa culpa, a nossa tão grande culpa. É claro que a expressão «tão grande» não se refere da mesma forma a todos e cada um dos dias. Mas cada dia me questiona se não devo, também hoje, falar de tão grande culpa. E consoladoramente diz-me que, por maior que possa ser hoje a minha culpa, o Senhor perdoa-me, se me deixo sinceramente perscrutar por Ele e estou realmente disposto à mudança de mim mesmo.

Em todos os meus encontros – sobretudo durante as numerosas Viagens Apostólicas – com as vítimas de abusos sexuais por parte de sacerdotes, observei nos olhos as consequências de uma tão grande culpa e aprendi a compreender que nós mesmos somos arrastados por esta tão grande culpa quando a negligenciamos ou não a enfrentamos com a necessária decisão e responsabilidade, como aconteceu e acontece com muita frequência. Como fiz naqueles encontros, mais uma vez posso apenas expressar a todas as vítimas de abusos sexuais a minha profunda vergonha, a minha grande dor e o meu sincero pedido de perdão. Tive grandes responsabilidades na Igreja Católica. Tanto maior é a minha dor pelos abusos e os erros que se verificaram durante o tempo do meu mandato nos respetivos lugares. Cada caso de abuso sexual é terrível e irreparável. Para as vítimas de abusos sexuais, vai a minha profunda compaixão e lamento cada um dos casos.

Cada vez mais compreendo os calafrios e o pavor que experimentou Cristo no Jardim das Oliveiras quando viu todas as coisas terríveis que teria de superar interiormente. O fato de naquele momento os discípulos dormirem, representa infelizmente a situação que também hoje de novo se verifica e pela qual me sinto interpelado também eu. E assim posso apenas rezar ao Senhor, pedindo a todos os anjos e santos e a vós, queridas irmãs e irmãos, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.

Em breve me encontrarei perante o último Juiz da minha vida. Embora ao olhar retrospectivamente a minha longa vida possa ter tantos motivos de susto e medo, todavia estou com o coração feliz porque confio firmemente que o Senhor não é só justo juiz, mas simultaneamente é o amigo e o irmão que já padeceu, Ele mesmo, as minhas deficiências e, consequentemente, ao mesmo tempo é juiz e meu advogado (paráclito). Na perspectiva da hora do juízo, como se me torna clara a graça de ser cristão! O ser cristão dá-me o conhecimento, mais ainda, a amizade com o juiz da minha vida e permite-me atravessar com confiança a porta escura da morte. A propósito, retorna-me sem cessar à mente o que João conta no início do Apocalipse: vê o Filho do Homem em toda a sua grandeza e cai aos seus pés como morto. Mas Ele, pousando a mão direita sobre João, diz-lhe: «Não tenhas medo! Sou eu…» (cf. Ap 1, 12-17).

Prezados amigos, com estes sentimentos a todos vos abençoo.

Bento XVI”

Esportes

São Paulo e Palmeiras fazem jogo tenso e ficam no empate

29.04.2024 22:49 2 minutos de leitura
Visualizar

CBF explica em CPI da Manipulação do Futebol como monitora casos suspeitos

Visualizar

TSE multa Lula em R$ 250 mil

Visualizar

A crítica de Seinfeld à esquerda

Visualizar

STF e empresários: promiscuidade fora do Brasil

Visualizar

ANAF pede banimento de Jailson Freitas do futebol por interferência em Bahia e Grêmio

Visualizar

Tags relacionadas

Bento XVI Igreja Católica papa Francisco pedofilia Vaticano
< Notícia Anterior

Rêgo Barros faz alerta sobre eleições de 2022: “Liberdade que está em jogo”

08.02.2022 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

A fé da Band no Palmeiras

08.02.2022 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Gerard Depardieu, ator francês, será julgado por assédio sexual

Gerard Depardieu, ator francês, será julgado por assédio sexual

29.04.2024 20:56 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Columbia começa a suspender manifestantes pró-Palestina

Columbia começa a suspender manifestantes pró-Palestina

29.04.2024 20:33 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Jornalista descreve como será a guerra nuclear

Jornalista descreve como será a guerra nuclear

29.04.2024 20:17 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Viena lidera conferência para regulamentar Inteligência Artificial

Viena lidera conferência para regulamentar Inteligência Artificial

29.04.2024 20:08 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.