Gilberto Kassab com um pé em cada canoa Gilberto Kassab com um pé em cada canoa
O Antagonista

Gilberto Kassab com um pé em cada canoa

avatar
Mario Sabino
4 minutos de leitura 04.02.2022 18:44 comentários
Opinião

Gilberto Kassab com um pé em cada canoa

Há dois dias, escrevi um artigo sobre o jogo político de Gilberto Kassab (foto). Eu disse que "o cacique do PSD, é o mais pragmático dos políticos brasileiros em atividade -- e não vai aqui nenhuma ironia com o adjetivo. No ano passado, ele vendia aos seus interlocutores a ideia de que o mineiro Rodrigo Pacheco, atual presidente do Senado, tinha chance de ser presidente da República. Eu sempre achei que, na verdade, Rodrigo Pacheco era apenas um bom 'cavalo de parada' para Gilberto Kassab e que a candidatura do político mineiro se prestava mais a atrair quadros para o PSD e, assim, a ajudar a fazer uma grande bancada parlamentar, bem como a eleger governadores. Aliás, o cacique pessedista quer atrair o tucano Eduardo Leite para as suas hostes"...

avatar
Mario Sabino
4 minutos de leitura 04.02.2022 18:44 comentários 0
Gilberto Kassab com um pé em cada canoa
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Há dois dias, escrevi um artigo sobre o jogo político de Gilberto Kassab (foto). Eu disse que “o cacique do PSD, é o mais pragmático dos políticos brasileiros em atividade — e não vai aqui nenhuma ironia com o adjetivo. No ano passado, ele vendia aos seus interlocutores a ideia de que o mineiro Rodrigo Pacheco, atual presidente do Senado, tinha chance de ser presidente da República. Eu sempre achei que, na verdade, Rodrigo Pacheco era apenas um bom ‘cavalo de parada’ para Gilberto Kassab e que a candidatura do político mineiro se prestava mais a atrair quadros para o PSD e, assim, a ajudar a fazer uma grande bancada parlamentar, bem como a eleger governadores. Aliás, o cacique pessedista quer atrair o tucano Eduardo Leite para as suas hostes”.

Gilberto Kassab mexe-se, veja só, para que o governador gaúcho se filie ao PSD para ser candidato a presidente da República. Mas então o cacique pessedista não quer fazer aliança com Lula já no primeiro turno? Aí é que está: ao que tudo indica, ele ficará com um pé em cada canoa até o último momento. O que o levou a rever a sua estratégia? O horizonte que se vislumbra mais claramente agora. Nesse horizonte, a desistência de Jair Bolsonaro de se candidatar à reeleição começa a delinear-se como possibilidade real. Os números das pesquisas são extremamente ruins para o atual presidente, não importa de que lado se olhe. Sem mandato para blindá-lo, Jair Bolsonaro corre o risco de ser preso, enrolado que está em processos. Não poderia se dar ao risco de encarar uma eleição já perdida. Precisaria encontrar outra saída.

Se Jair Bolsonaro sair da disputa, abre-se mais espaço para um candidato que não seja nem Lula nem Sergio Moro — ou qualquer outro que já se apresentou, sem convencer o eleitorado. Alguém que possa ser servido ao indistinto público como relativa novidade nacional, de centro e que não desperte desconfianças no sistema político e no mercado. É nesse contexto que entra Eduardo Leite. Mesmo depois de perder as prévias do PSDB para João Doria, ele continua a ambicionar o Palácio do Planalto em 2023. Eduardo Leite combina várias qualidades: como governador do Rio Grande do Sul, tem experiência no Executivo. É jovem. É bom de gogó. O fato de ser gay lhe confere um ar de modernidade. Um candidato muito mais pronto do que Rodrigo Pacheco — e bem próximo de Gilberto Kassab, cujo partido o apoia no Rio Grande do Sul.

O cacique pessedista está com um pé em cada canoa, portanto, de olho no desempenho de Lula (os ouvidos voltados para as promessas de amor eterno do petista) e nos movimentos de Jair Bolsonaro nos bastidores. O fato de Sergio Moro estar patinando nas pesquisas, enfrentando enormes dificuldades no Podemos e obstáculos para fazer aliança com a União Brasil também deve animar Gilberto Kassab a tentar uma candidatura própria com Eduardo Leite, mesmo que Jair Bolsonaro continue no páreo. Em qualquer cenário, ele poderia cooptar a União Brasil, vendendo a ideia de que o governador gaúcho, além de ser viável como candidato, é um nome que promoveria a paz entre Luciano Bivar e ACM Neto, que aparentemente estão às turras em torno de Sergio Moro. E a candidatura de Eduardo Leite, ainda que alcance uma altitude apenas média, cacifaria melhor o PSD num eventual governo Lula. Como publicou Diego Amorim, o cacique pessedista só pretende mostrar o seu jogo, ou parte dele, a partir de abril, quando se escancara a janela partidária e os políticos poderão trocar de legenda.

O jogo segue.

Esportes

Corinthians amassa o Fluminense e vence a 1° no Brasileirão com show de Wesley

28.04.2024 19:00 3 minutos de leitura
Visualizar

Bruce Dickinson, do Iron Maiden, fala sobre luta contra câncer

Visualizar

Tarcísio exalta Bolsonaro: “O Brasil reconhece e agradece”

Visualizar

Adeptos aos seguros de automóveis crescem em 2024

Visualizar

Príncipe Harry voltará ao Reino Unido para celebrar 10 anos dos Jogos Invictus

Visualizar

Serviços 24 horas em São Paulo estão ameaçados?

Visualizar

Tags relacionadas

artigo Eduardo Leite eleição de 2022 Gilberto Kassab Lula Mario Sabino O Antagonista PSD Sergio Moro terceira via União Brasil
< Notícia Anterior

Covid: sem SP e RJ, Brasil registra 184 mil casos em 24 horas, diz Conass

04.02.2022 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

STF nega pedido da PGR para que corte questione CPI da Covid

04.02.2022 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Mario Sabino

Mario Sabino é jornalista, escritor e sócio-fundador de O Antagonista. Escreve sobre política e cultura. Foi redator-chefe da revista Veja.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Felipe Neto, o Excrementíssimo e a liberdade de expressão

Felipe Neto, o Excrementíssimo e a liberdade de expressão

Madeleine Lacsko
26.04.2024 17:10 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Josias Teófilo na Crusoé: Duas faces do Brasil

Josias Teófilo na Crusoé: Duas faces do Brasil

26.04.2024 15:59 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Jerônimo Teixeira na Crusoé: Alex Jones e os limites da liberdade

Jerônimo Teixeira na Crusoé: Alex Jones e os limites da liberdade

26.04.2024 15:50 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Leonardo Barreto na Crusoé: Descuido com o fiscal indica que Lula não pensa na reeleição?

Leonardo Barreto na Crusoé: Descuido com o fiscal indica que Lula não pensa na reeleição?

26.04.2024 13:01 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.