Delegação do Talibã vai de jatinho à Noruega
Uma delegação de 15 integrantes do Talibã (foto) viajou no sábado (22) à Noruega, para uma conferência de três dias com representantes de países do Ocidente. As informações são da AFP e da Al Jazeera...
Uma delegação de 15 integrantes do Talibã (foto) viajou no sábado (22) à Noruega, para uma conferência de três dias com representantes de países do Ocidente. As informações são da AFP e da Al Jazeera.
O Ministério das Relações Exteriores da Noruega informou ter convidado os representantes do Talibã para uma série de conversas em Oslo de 23 a 25 de janeiro. O aluguel do jatinho foi pago pelo governo da Noruega.
Segundo o jornal norueguês VG, são esperados representantes de Alemanha, Estados Unidos, França, Itália, Reino Unido e da União Europeia.
A ministra das Relações Exteriores da Noruega, Anniken Huitfeldt, destacou que a visita “não é uma legitimação ou reconhecimento do Talibã. Mas precisamos conversar com aqueles que na prática governam o país hoje”, segundo a Al Jazeera.
A delegação do Talibã é liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Amir Khan Mottaki.
Esta é a primeira visita de uma delegação do Talibã a um país da Europa desde ter tomado o país, após a saída das tropas americanas ordenada por Joe Biden.
Na pauta, os afegãos devem cobrar o descongelamento de quase US$ 10 bilhões em ativos congelados pelos Estados Unidos e outros países. A Noruega e outros países devem cobrar a educação de mulheres e falar sobre a fome e a seca no Afeganistão.
Leia também:
Tomado pelo Talibã, Afeganistão torna-se o pior país do mundo para os cristãos
Talibã aprova seu primeiro orçamento para Afeganistão sem ajuda internacional
Noruega não pauta debate sobre clima no Conselho de Segurança, para alívio do Brasil
Diplomata da Noruega não responde se país vai reconhecer Talibã como governo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)