Secretário diz que 60 crianças foram vacinadas indevidamente na Paraíba
O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirmou neste domingo (16) que ao menos 60 crianças entre 4 e 9 anos foram vacinadas com doses vencidas e para adultos no município de Lucena. “A técnica de enfermagem responsável...
O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirmou neste domingo (16) que ao menos 60 crianças entre 4 e 9 anos foram vacinadas com doses vencidas e para adultos no município de Lucena.
“A técnica de enfermagem responsável errou porque aplicou a vacina em um período extemporâneo. Foi em dezembro e a vacinação de crianças com as doses certas só começou mesmo neste sábado. Além disso, as vacinas que ela usou estavam vencidas”, disse em entrevista à CNN Brasil.
De acordo com a secretaria de Saúde do estado, as crianças vacinadas com as doses erradas apresentaram reações leves, como febre e dor no local da injeção. Inicialmente, a informação era de que 40 crianças tinham recebido os imunizantes errados.
O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Federal do estado. A Anvisa também acompanha o caso.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que nenhuma dose vencida é entregue aos estados e que acompanha “rigorosamente todos os prazos de validade” dos imunizantes contra a Covid.
Disse ainda que acompanha os casos das crianças que foram vacinadas na Paraíba e “recomenda cautela na aplicação das doses aos profissionais e agentes de saúde responsáveis”.
“Cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)