05.10.2021
Lira diz que ICMS é “primo malvado” no valor dos combustíveis
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse há pouco, em discurso na Câmara dos Deputados, que o ICMS é um "primo malvado" que contribui para o aumento no preço dos combustíveis. A Casa discute um projeto para estabelecer um valor fixo para o tributo nos estados...
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse há pouco, em discurso na Câmara dos Deputados, que o ICMS é um “primo malvado” que contribui para o aumento no preço dos combustíveis.
A Casa discute um projeto para estabelecer um valor fixo para o tributo nos estados.
“Nós nunca dissemos que o ICMS é que ‘starta’ o aumeto do combustível, para que isso fique claro. Uma política de preços atrelada ao petróleo lógico que tem que ter variação. O problema que nós estamos visualizando é que, nos aumentos que são dados nos combustíveis pelo petróleo e pelo dólar, o ICMS é um primo malvado. Ele contribuiu e muito para o aumento dos combustíveis. É aumento em cima de aumento.”
O presidente da Câmara afirmou que o objetivo do projeto não é perseguir os governadores. Segundo ele, o texto vai permitir a redução do preço da gasolina em 8%; do etanol em 7%; e do diesel em 3,7%.
“Não estamos aqui trabalhando contra os governos estaduais, ou para satanizar nenhum tipo de federação, pelo contrário.”
Há meses, Jair Bolsonaro vem culpando os governadores pela alta no preço dos combustíveis por meio de aumentos no ICMS.