Documentos mostram que nota fiscal de Covaxin foi emitida antes de pedido de exportação
Documentos que estão em posse da CPI da Covid mostram que a primeira nota fiscal internacional para pagamento antecipado da vacina indiana Covaxin foi emitida antes mesmo de o governo indiano autorizar a exportação do imunizante...
Documentos que estão em posse da CPI da Covid mostram que a primeira nota fiscal internacional para pagamento antecipado da vacina indiana Covaxin foi emitida antes mesmo de o governo indiano autorizar a exportação do imunizante.
As informações constam em um ofício do Ministério da Relações Exteriores encaminhado à Anvisa em 24 de março. No comunicado, o Itamaraty relata a pressão do parlamento indiano e da sociedade civil contra a exportação de vacinas fabricadas no país.
Na semana passada, como revelou O Antagonista, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, irmão do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), relatou pressões atípicas para o pagamento antecipado de um lote de 300 mil vacinas contra Covid do laboratório Bharat Biotech, representado no Brasil pela Precisa Medicamentos. Como mostrou com exclusividade O Antagonista, o caso foi relatado ao presidente Jair Bolsonaro.
A primeira nota fiscal para o pagamento de US$ 45 milhões foi emitida em 18 de março, em nome de uma empresa de Singapura, a Madison Biotech. Entretanto, neste ofício de 24 de março, a Bharat Biotech informou que ainda aguardava a autorização emergencial da Anvisa e o respectivo pagamento do adiantamento para pedir o aval do governo indiano para a exportação.
“A Bharat confirmou, em 23/03, que seria possível apresentar – após aprovação pela Anvisa e pagamento pelo MS – pedido ao governo indiano para exportação de 5 milhões de doses, em lotes de 1 milhão, começando com 2 ou 3 milhões no mês de abril e o remanescente nos meses seguintes”, diz o ofício do Ministério das Relações Exteriores.
Leia a informação encaminhada pelo Itamaraty:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)