Governo autoriza uso da Força Nacional na terra indígena Yanomami
O Ministério da Justiça autorizou o uso da Força Nacional em apoio à Funai na terra indígena Yanomami, maior reserva em extensão territorial do Brasil. A região fica às margens do rio Uraricoera, em Alto Alegre, norte de Roraima, e é palco de uma série de confrontos armados entre garimpeiros e povos indígenas desde o dia 10 de maio...
O Ministério da Justiça autorizou o uso da Força Nacional em apoio à Funai na terra indígena Yanomami, maior reserva em extensão territorial do Brasil.
A região fica às margens do rio Uraricoera, em Alto Alegre, norte de Roraima, e é palco de uma série de confrontos armados entre garimpeiros e povos indígenas desde o dia 10 de maio.
A portaria publicada hoje no Diário Oficial foi assinada pelo ministro Anderson Torres e tem validade de 90 dias, prorrogáveis.
Segundo o documento, o apoio da Força Nacional busca atender “as atividades e os serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”.
No fim do mês passado, o ministro do STF Luís Roberto Barro determinou que o governo federal tomasse imediatamente “todas as medidas necessárias” para proteger a vida, saúde e segurança de populações indígenas da Terras Indígenas Yanomami e Munduruku, em Jacareacanga, no Pará.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)