Gilmar envia ação contra Ricardo Coutinho para a Justiça eleitoral
A ação movida contra Ricardo Coutinho (PSB), ex-governador da Paraíba, por crime de caixa dois durante a eleição de 2014 foi transferida da Justiça estadual para a seara eleitoral. A decisão foi tomada por Gilmar Mendes, do STF...
A ação movida contra Ricardo Coutinho (PSB), ex-governador da Paraíba, por crime de caixa dois durante a eleição de 2014 foi transferida da Justiça estadual para a eleitoral. A decisão foi tomada por Gilmar Mendes, do STF.
A defesa Coutinho, feita pelo advogado Rafael Carneiro, alegou no pedido que o juízo da 3ª Vara Criminal de João Pessoa não poderia ter recebido a denúncia apresentada contra ele por não ter competência sobre questões eleitorais. O Ministério Público Federal foi contra a tese, argumentando que os crimes dos quais ele é acusado não têm conexão comprovada com a questão eleitoral.
Porém, para Gilmar, o ex-governador está correto.
“Fundamenta-se a importância do respeito à garantia constitucional do juiz natural e da devida observância dos critérios constitucionais e legais de fixação da competência como direitos fundamentais que tocam a liberdade individual e devem ser resguardados por esta Suprema Corte. Destarte, deve-se reconhecer a competência da Justiça Eleitoral, nos termos do paradigma abstrato fixado por esta Suprema Corte no julgamento do Inquérito 4.435 AgR-Quarto.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)