Crusoé: presidente de El Salvador é ditador em construção
Na Crusoé que foi ao ar nesta sexta-feira (21), reportagem de Duda Teixeira retrata o autoritarismo de Nayib Bukele, o presidente de El Salvador. Seu governo se caracteriza por proximidade com o crime organizado, ataques à imprensa e anulação de investigações de corrupção...
Na Crusoé que foi ao ar nesta sexta-feira (21), reportagem de Duda Teixeira retrata o autoritarismo de Nayib Bukele, o presidente de El Salvador. Seu governo se caracteriza por proximidade com o crime organizado, ataques à imprensa e anulação de investigações de corrupção.
“A raiva de Bukele [em relação à inprensa] se deve principalmente a uma reportagem que revelou um acerto entre membros do governo e criminosos do grupo conhecido como Mara Salvatrucha-13, ou simplesmente MS-13. Baseada em documentos de inteligência do próprio governo e nos registros de entrada e saída dos presídios onde ocorreram os encontros, a reportagem apontava para a existência de um acordo entre o governo e a facção. O acerto explicaria, por exemplo, a redução dos índices de criminalidade no país, uma dos principais pilares da propaganda de Bukele.”
“A chance de qualquer investigação sobre algo que possa prejudicar o governo diminuiu bastante desde o início de maio. Após o partido de Bukele obter a maioria na Assembleia, os deputados destituíram o procurador-geral e cinco magistrados da Sala Constitucional da Corte Suprema. Do Brasil, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, cujo pai com frequência lança ameaças ao Supremo Tribunal Federal, elogiou a medida autoritária.”
LEIA AQUI a íntegra da reportagem; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)