PT culpa Bolsonaro pela pandemia e pede importação de Sputnik V PT culpa Bolsonaro pela pandemia e pede importação de Sputnik V
O Antagonista

PT culpa Bolsonaro pela pandemia e pede importação de Sputnik V

avatar
Redação O Antagonista
6 minutos de leitura 03.05.2021 19:21 comentários
Brasil

PT culpa Bolsonaro pela pandemia e pede importação de Sputnik V

O PT divulgou manifesto hoje pedindo a importação, pelo Brasil, de doses da vacina Sputnik V. Também culpou Jair Bolsonaro pela situação da pandemia no país. Na semana passada, a Anvisa negou autorização para uso do imunizante em solo brasileiro...

avatar
Redação O Antagonista
6 minutos de leitura 03.05.2021 19:21 comentários 0
PT culpa Bolsonaro pela pandemia e pede importação de Sputnik V
Crédito: PT/Reprodução

O PT divulgou manifesto hoje pedindo a importação, pelo Brasil, de doses da vacina Sputnik V. Também culpou Jair Bolsonaro pela situação da pandemia no país. Na semana passada, a Anvisa negou autorização para uso do imunizante em solo brasileiro.

“Sua atuação em relação à vacina Sputnik V é um retrato do descaso com a vida dos brasileiros. A posição do presidente Bolsonaro, do Ministério da Saúde e do Ministério das Relações Exteriores é de total inação em relação à vacina Sputnik V. É como se as 66 milhões de doses que poderiam ser adquiridas e entregues imediatamente não fizessem falta nenhuma, enquanto a pilha de mortes vai se avolumando em todo o país”, diz o PT.

As discussões sobre a Sputnik V foram intensas na semana passada, com os atores envolvidos nas negociações dando versões diferentes para os problemas encontrados pela Anvisa nos documentos apresentados pelo Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFID) e pela União Química, empresa brasileira que irá produzir a vacina.

Leia o manifesto petista:

“O Brasil ultrapassou, no final de abril de 2021, a lamentável e evitável marca de 400 mil mortos e 14,6 milhões infectados pela Covid 19.

Isso precisa parar. Esta situação revoltante assombra o mundo e tem responsável: o Governo Bolsonaro, que debocha da morte e infectados pelo coronavírus e implanta ações que impactam diretamente o risco de morrer.

Para tanto, é preciso garantir a vacinação em massa para proteção individual e coletiva de toda a população brasileira. Mas não é o que está acontecendo. O Governo Bolsonaro nega o auxílio emergencial, no valor de 600 reais, enquanto durar a pandemia. Nega a proteção dos pequenos e médios comerciantes, empresários e produtores rurais que ajudaria a manter empregos. Incentiva aglomerações, sabotando medidas de distanciamento social para interromper a circulação e controlar a taxa de transmissão do vírus. Boicota as ações de prefeitos e governadores que trabalham para conter a pandemia. E nega o direito de todos os brasileiros a terem acesso à vacina.

O governo Bolsonaro faz de tudo para dificultar a aquisição de vacinas. Foi assim que se portou em relação à Coronavac. Foi assim também quando desprezou a aquisição, ainda em 2020, das vacinas da Pfizer. Da mesma forma agiu quando deixou de adquirir o total de doses de vacinas disponibilizadas pelo Fundo Covax Facility da OMS/Unicef.

Sua atuação em relação à vacina Sputnik V é um retrato do descaso com a vida dos brasileiros. A posição do presidente Bolsonaro, do Ministério da Saúde e do Ministério das Relações Exteriores é de total inação em relação à vacina Sputnik V. É como se as 66 milhões de doses que poderiam ser adquiridas e entregues imediatamente não fizessem falta nenhuma, enquanto a pilha de mortes vai se avolumando em todo o país.

Chega!

É preciso cobrar a responsabilidade do governo federal.

Entendemos que entre potenciais riscos e benefícios da ciência em favor da promoção da vida, é fundamental uma postura, responsável e ativa, em defesa da vida dos brasileiros.

Cabe a Anvisa analisar, com a máxima presteza e sem qualquer pressão política e ideológica do governo, considerando exclusivamente os interesses do povo brasileiro, os dados para a importação em caráter excepcional da vacina Sputnik V, considerando as mesmas exigências efetuadas para outras vacinas, previstas nas Leis Federais Nº 13.979/2020 e 14.124/2021. Ou seja, uma vez aprovada por uma das onze agências reguladoras listadas na referida lei, cabe ao órgão sanitário brasileiro, autorizar sem mais delongas a importação excepcional das vacinas que salvarão milhares de vidas.

O Brasil só vacinou até agora pouco mais de 7% de sua população com duas doses de vacinas.

Além disso, estamos enfrentando a falta da vacina Coronavac para a 2ª dose em várias capitais. Dessa forma, só no segundo semestre de 2022 chegaremos a uma cobertura vacinal capaz de garantir segurança e controle da pandemia de Covid-19. Até lá, continuaremos submetidos a uma crise sanitária, econômica e social sem precedentes, onde quem mais sofre (e morre) são os mais pobres e vulneráveis.

É preciso uma ação proativa da Anvisa, porque a Anvisa é do Brasil. Trata-se de uma agência de Estado, imprescindível para a saúde dos brasileiros, mas que não pertencente ao governo Bolsonaro ou a qualquer outro.

Consideramos que a Anvisa, que analisou e aprovou o uso emergencial da CoronaVac, da AstraZeneca e da Janssen, e aprovou de forma definitiva a vacina da Pfizer, deve concluir com autonomia técnica e responsabilidade, a avaliação para importação e o uso excepcional da Sputnik V, garantindo a importação de 66 milhões de doses encomendada pelos Governadores através do Consorcio Nordeste, Centro-Norte e algumas prefeituras.

Entendemos que é fundamental a convocação do Comitê Técnico Temático de Produtos Biológicos e de Biotecnologia da Anvisa. E que outros cientistas brasileiros sejam convocados para analisar o caso e de forma isenta darem seus pareceres técnicos.

Conclamamos o Instituto Gamaleya, uma instituição de pesquisa centenária e respeitável, tanto como a Fiocruz e o Instituto Butantã, para que coloque à disposição dos técnicos da ANVISA, no mais breve espaço de tempo, o conjunto de informações que ainda possam estar pendentes, para que o mais rápido possível possamos ter disponibilizadas a vacina Sputnik V para a população brasileira, aprovada em mais de 60 países de forma eficiente e segura.

O Brasil está ficando, a cada dia que passa, ainda mais no final da fila de compras e aquisição de vacinas. É essencial garantir à Anvisa as condições para que busquem todas as informações sobre a Sputnik V. O estabelecimento de uma força tarefa, entre os Ministérios da Saúde e de Relações Exteriores do Brasil e da Rússia e suas Agências Reguladoras, e a participação ativa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na mediação dessa querela, torna-se fundamental para permitir que o Brasil tenha acesso e direito a mais vacinas.

Cada vacina a menos é uma morte a mais.

Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas – NAPP SAÚDE do PT

Setorial Nacional de Saúde do PT”

Esportes

Onde assistir aos jogos de hoje, 28/04, na TV e streaming

28.04.2024 06:14 3 minutos de leitura
Visualizar

Bolsa Família: pagamentos antecipados em Abril de 2024 para regiões de risco

Visualizar

Bolsa Família 2024: mudanças no pagamento e acesso

Visualizar

Confira as novidades no Bolsa Família 2024: pagamentos e elegibilidade

Visualizar

Conheça Pedro Lourenço, empresário que vai comprar a SAF do Cruzeiro

Visualizar

Rússia coloca jornalista da Forbes em prisão domiciliar

Visualizar

Tags relacionadas

Anvisa Fundo Russo de Investimentos Diretos Jair Bolsonaro Partido dos Trabalhadores Partido dos Trabalhadores (PT) Rússia Sputnik V União Química
< Notícia Anterior

Queiroga ataca imprensa que 'não contribui com o Brasil'

03.05.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Impedir prisão em segunda instância constitui 'superpresunção de inocência', diz Carvalhosa

03.05.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

O Antagonista é um dos principais sites jornalísticos de informação e análise sobre política do Brasil. Sua equipe é composta por jornalistas profissionais, empenhados na divulgação de fatos de interesse público devidamente verificados e no combate às fake news.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Bolsa Família: pagamentos antecipados em Abril de 2024 para regiões de risco

Bolsa Família: pagamentos antecipados em Abril de 2024 para regiões de risco

28.04.2024 06:00 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Bolsa Família 2024: mudanças no pagamento e acesso

Bolsa Família 2024: mudanças no pagamento e acesso

28.04.2024 05:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Confira as novidades no Bolsa Família 2024: pagamentos e elegibilidade

Confira as novidades no Bolsa Família 2024: pagamentos e elegibilidade

28.04.2024 05:00 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Flávio Bolsonaro pede ao TCU anulação de megalicitação de Lula

Flávio Bolsonaro pede ao TCU anulação de megalicitação de Lula

27.04.2024 19:56 4 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.