Alexandre Soares Silva: Quem é Paulo Francis?
Alexandre Soares Silva, na Crusoé desta semana: "Cinquenta anos atrás Paulo Francis se mudou para os Estados Unidos...
Alexandre Soares Silva, na Crusoé desta semana:
“Cinquenta anos atrás Paulo Francis se mudou para os Estados Unidos.
Posso soar um pouco maluco? Algo importante aconteceu nesse momento de 1971, quando uma porta ultradimensional se abriu no mundo e quase saltamos para um universo paralelo em que nos tornamos um grande país.
Mas me deixe começar de maneira mais sóbria citando um conto esquecido de ficção científica. Ele é mencionado, sem indicação do título ou do autor, na introdução que o escritor inglês Colin Wilson escreveu para o seu próprio romance de ficção científica, Os Parasitas da Mente, de 1967. É assim que Wilson descreveu esse conto esquecido:
“…percebi, depois de terminar o livro, que havia roubado a ideia central – os parasitas da mente – de uma história de ficção científica que li certa vez. Nesta história, o primeiro homem a viajar para Marte de repente tem a experiência de uma estranha criatura se arrancando de sua mente e se lançando de volta gritando em direção à terra, que é seu lar.”
Colin Wilson descreve como esses parasitas mantêm a humanidade em um nível baixo de consciência, e como ao se livrar deles no espaço o personagem do conto atinge todo o potencial humano, nunca atingido antes na humanidade por causa justamente dos parasitas.
Não é óbvio que algo assim deve ter acontecido com o Paulo Francis 50 anos atrás? O que mais explicaria seu salto cognitivo ocorrendo junto com a saída de país, exceto os parasitas da mente? (…)”.
LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)