Bolsonaro tira de contexto fala de membro da OMS para criticar carta de banqueiros e economistas
Durante solenidade realizada há pouco no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro deu uma resposta aos economistas e banqueiros que assinaram uma carta cobrando uma gestão mais efetiva da pandemia...
Durante solenidade realizada há pouco no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro deu uma resposta aos economistas e banqueiros que assinaram uma carta cobrando uma gestão mais efetiva da pandemia.
O presidente alegou que está adotando todas as medidas recomendadas pela ciência para combater o novo coronavírus. “Agora, uma coisa extremamente importante. Quando se falam em seguir a ciência, vamos seguir a ciência. Querem, alguns setores importantes da sociedade, outros não tão importantes, que eu decrete um lockdown nacional, ou um lockdown regional, porque eu devo seguir a ciência. Então eu vou seguir a ciência”, disse Bolsonaro.
Em seguida, Bolsonaro distorceu uma fala de David Nabarro, integrante da Organização Mundial da Saúde, durante entrevista para a revista britânica The Spectator. Na publicação, Nabarro afirmou que era necessário encontrar uma forma de retomar a atividade social e a atividade econômica. Bolsonaro alegou que a OMS teria afirmado que “a única consequência do lockdown é transformar as pessoas pobres em mais pobres”.
“Diz então a OMS que a única consequência do lockdown é transformar as pessoas pobres em mais pobres. E alguns no Brasil querem que eu decrete o lockdown? Me chamam de negacionista. Dizem que eu deveria seguir a OMS, estou seguindo a OMS. Não podemos transformar os pobres em mais pobres”, disse Bolsonaro.
Na carta divulgada ontem, banqueiros e economistas recomendam “acelerar o ritmo da vacinação, usando a política externa para apoiar a obtenção de vacinas, seja nos grandes países produtores, seja nos que têm ou terão excedentes em breve”, além de “incentivar o uso de máscaras”, tanto com distribuição gratuita quanto com orientação educativa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)