O xadrez 4D de Fachin
Procuradores e advogados ouvidos por O Antagonista interpretam a decisão de Edson Fachin como uma forma de evitar que Sergio Moro fosse declarado suspeito, o que poderia causar um efeito cascata anulatório em todas as condenações da Lava Jato...
Procuradores e advogados ouvidos por O Antagonista interpretam a decisão de Edson Fachin como uma forma de evitar que Sergio Moro fosse declarado suspeito, o que poderia causar um efeito cascata anulatório em todas as condenações da Lava Jato.
Como registramos há pouco, o despacho de hoje tornou a 13ª Vara Federal em Curitiba incompetente para processar e julgar Lula, anulando todos os atos decisórios do juiz.
Com isso, perdeu objeto o HC impetrado pela defesa do ex-presidiário que questionava a imparcialidade de Moro e que seria julgado ainda neste mês. Não há dúvida de que seria concedido por Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Kássio Marques.
Fachin pode ter visto na decretação de incompetência e anulação das condenações de Lula um mal menor, preservando o resto da Lava Jato e fechando a torneira dos vazamentos oficiais das mensagens dos procuradores, a cada pedido de Cristiano Zanin.
E também uma forma de levar o caso todo ao plenário, o que torna o resultado de toda essa manobra imprevisível.
As defesas de outros condenados, claro, estão em polvorosa para bater à porta do Supremo e obter anulações, seguindo o script da defesa do ex-presidente.
Caso a decisão de hoje seja confirmada pela maioria dos ministros, Fachin terá a oportunidade de fazer as pazes com Dilma Rousseff que o indicou e limpar sua barra com o PT, onde é considerado um “traidor”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)